2º Seminário de Católicas pelo Direito de Decidir sobre Justiça Reprodutiva e Religião: Modelos e Retratos do Brasil — Inscrições até 15/08

02 de agosto, 2022

Até o dia 15 de agosto estão abertas as inscrições para o 2º Seminário de Católicas pelo Direito de Decidir sobre Justiça Reprodutiva e Religião: Modelos e Retratos do Brasil. A atividade ocorrerá nos dias 13, 14 e 15 de setembro de 2022 (terça, quarta e quinta-feira) de forma virtual. A programação contará com mesas de diálogo e apresentação de pesquisas sobre Justiça Reprodutiva e Religião desenvolvidas no Brasil. Inscreva-se aqui.

Em consonância com o Dia Latino-americano e Caribenho de Luta pela Legalização do Aborto (28/09), e a Década Internacional dos Povos Afrodescendentes (2015-2024), instituída pela ONU, o Seminário lança olhar sobre a realidade brasileira e as adversidades que enfrentam as mulheres no atual momento, marcado pela morte, a fome, o desemprego, as violências e o retrocesso de direitos arduamente conquistados.

Com o intuito de reunir pessoas, grupos, coletivos e pesquisadoras/es interessadas/os na temática, como também fomentar narrativas que fortaleçam a discussão e as práticas acerca dessa temática, o evento busca ainda dar visibilidade ao conceito de Justiça Reprodutiva que, no Brasil, ainda é pouco utilizado pelos movimentos sociais e feministas.

Submissão de trabalhos e programação

As inscrições para a submissão de resumos expandidos ou relatos de experiência ocorrem entre os dias 01/07/2022 e 15/08/2022. As inscrições são gratuitas e as vagas são limitadas. Os trabalhos aprovados e apresentados em comunicação oral serão publicados em livro com ficha catalográfica e ISBN, com previsão de lançamento para 2023.  Acesse as normas técnicas para submissão.

Todas as atividades ocorrerão de forma online. As mesas de abertura e de encerramento serão transmitidas ao vivo pelo Facebook e YouTube de Católicas pelo Direito de Decidir.

Intitulada Justiça Reprodutiva e Religião: aproximações e distanciamentos, a mesa de abertura contará com a participação internacional de Mary E. Hunt, teóloga norte-americana e integrante da Women’s Alliance for Theology, Ethics and Ritual (WATER).

Já a mesa de encerramento, intitulada A política dos corpos em Justiça Reprodutiva, contará com a participação de Emanuelle Góes, pesquisadora pós-doc (Cidacs-Fiocruz/Bahia, Fellow da Ubuntu Center/Drexel University) e pesquisadora da Iyaleta – Pesquisa, Ciências e Humanidades.

 

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas