O projeto social A Tenda das Candidatas promove formação voltada às mulheres jovens, de 18 a 21 anos, que buscam formas de participar da vida política, mas não sabem por onde começar. As interessadas podem se inscrever de 28/02 a 14/03, clique aqui. As aulas serão de 28/03 a 30/05, sempre às terças, das 19h às 21h
O nome da formação é “Resenha Política da Tenda” e, como nas demais ocasiões, as vagas serão 100% gratuitas, obedecendo a critérios específicos para a seleção: – mínimo de 60% das vagas para mulheres negras; – 10% para mulheres quilombolas; – 10% para mulheres indígenas; – 10% para mulheres com deficiência; – 10% para pessoas LGBTQ(IA+).
“Aproximar as mulheres jovens da política é crucial para o fortalecimento da democracia, vamos mostrar diversos caminhos para isso, principalmente por meio do voluntariado em campanhas políticas de mulheres”, explica a cientista política e co-fundadora d’A Tenda, Hannah Maruci. “A política precisa refletir a composição da sociedade brasileira ou não pode ser considerada democrática”
No total, o treinamento terá 10 aulas online, de até 2 horas cada, abordando desde o funcionamento do sistema político brasileiro, passando pelas diversas formas de participação, até o desenvolvimento das habilidades necessárias para atuar em uma campanha política.
“Nosso objetivo é garantir que as mulheres jovens finalizem a formação com um entendimento abrangente e pensamento crítico sobre o sistema político brasileiro”, lembra a também co-fundadora d’A Tenda e advogada, Laura Astrolabio.
Segundo ela, a formação ainda tem o intuito de construir uma rede forte de voluntárias comprometidas com os valores democráticos e de defesa dos direitos humanos. “Temos orgulho em capacitar as lideranças para as próximas eleições, de forma que elas possam se conectar com potenciais candidatas e se voluntariar em suas campanhas futuramente”, finaliza Laura.
Resenha Política da Tenda:
Inscrições – 28/02 – 14/03
Divulgação selecionadas – 20/03