Edita LGBTQIA+ Defendendo Direitos 2023 – Inscrições até 12/05

03 de maio, 2023

Até o dia 12 de maio, às 18h (horário de Brasília), o Fundo Brasil de Direitos Humanos está com inscrições abertas para o edital LGBTQIA+ Defendendo Direitos 2023. A oportunidade é destinada a grupos, coletivos e organizações da sociedade civil que atuam no enfrentamento a violações e na defesa de direitos humanos em nosso país a apresentarem propostas. O Fundo Brasil pretende fortalecer o respeito aos direitos da população LGBTQIA+ no Brasil, garantindo apoio institucional a movimentos, organizações, coletivos e redes que atuam na defesa de direitos dos grupos mais vulneráveis.

O Edital vai disponibilizar aproximadamente R$ 800.000,00 (oitocentos mil reais) em doação para apoio de projetos. Serão selecionadas até 20 organizações que receberão o valor de no máximo R$ 40.000,00 (quarenta mil reais) cada, para desenvolver seu trabalho por um período de no máximo 12 meses, voltados para o seu fortalecimento institucional, o que compreende a possibilidade de viabilizar estrutura material e condições básicas de trabalho, garantindo a sustentabilidade de suas atividades de promoção e defesa de direitos humanos.

Trata-se de um recurso financeiro de natureza flexível e as organizações selecionadas têm autonomia para decidir como melhor empregá-lo, considerando os objetivos do edital.

O Fundo Brasil valoriza e prioriza propostas de organizações, grupos e coletivos cuja composição privilegie a equidade racial e de gênero. É fundamental que os projetos lidem com a dimensão racial, étnica e de gênero.

Atenção: sugerimos ler atentamente o edital completo com as orientações contidas e as dúvidas frequentes (na tarja cinza acima do tópico Apresentação). Se ainda restarem dúvidas, escreva para [email protected].

CONTEXTO
Apesar dos direitos conquistados pelo movimento LGBTQIA+ durante toda a sua história, nos últimos tempos, um conjunto de políticas públicas voltadas para grupos vulnerabilizados sofreram desmonte – desde a participação nos fóruns, conferências e conselhos, exclusão de ação orçamentária, organização de serviços e políticas públicas – que afetam toda a comunidade.

Nesse sentido, não se verifica a efetividade das políticas públicas e instrumentos de prevenção para conter os índices de violência e de discriminação contra essas pessoas, que crescem ano a ano.

Em 2021, o número de mortes violentas da população LGBTQIA+ subiu 33,3% em relação a 2020, de acordo com o Dossiê de Mortes e Violências contra LGBTI+ no Brasil, realizado pela Acontece Arte e Política LGBTI+, ANTRA (Associação Nacional de Travestis e Transexuais) e ABGLT (Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexos.

Conforme o levantamento feito pelo Transgender Europe (TGEU), o Brasil permanece pelo décimo quarto ano consecutivo como o lugar mais perigoso para uma pessoa transexual existir e viver. Sabemos, entretanto, que esses números são ainda maiores, uma vez que as práticas discriminatórias e violências contra essa população pelos órgãos garantidores, nos estabelecimentos que recebem as queixas são frequentes, o que gera subnotificação, impossibilitando vislumbrar o quantitativo real de violações sofridas.

As pessoas LGBTQIA+ enfrentam dificuldades em diversas áreas, o que dificulta ainda mais seu acesso a direitos que estão à disposição para outras parcelas da população. Seu acesso a espaços políticos é mínimo, e necessidades básicas como o acesso à saúde, trabalho, renda e moradia lhes são sistematicamente negados.

Desta forma, os grupos e organizações da sociedade civil que lutam para minimizar a vulnerabilidade e a marginalização à qual a população LGBTQIA+ é submetida vêm sendo duramente impactados em sua capacidade institucional, tendo sua atuação ameaçada no que concerne ao combate à violência e à discriminação, bem como a própria integridade física de defensores nesse campo.

Diante do contexto, tornou-se ainda mais fundamental e estratégico o apoio institucional a grupos, movimentos e organizações do campo de defesa aos direitos LGBTQIA+, permitindo reconstruir políticas públicas do país e oportunizar espaços de participação, tendo como norte a constituição e os direitos humanos, bem como a defesa da democracia e o combate aos discursos de ódio.

Faz-se necessária uma ampla mobilização da sociedade civil organizada, estreitando cada vez mais a atuação em rede, visando fortalecer ações de promoção dos direitos humanos. É preciso também interromper esse cenário de desumanização e garantir que o corpo LGBTQIA+ seja digno de ser respeitado como propósito de um ambiente democrático e com igualdade.

SOBRE AS ORGANIZAÇÕES QUE ESTE EDITAL VISA APOIAR
Edital LGBTQIA+ Defendendo Direitos 2023 pretende apoiar o fortalecimento institucional de grupos, coletivos e organizações que tenham como objetivo a defesa dos direitos da população LGBTQIA+ e o enfrentamento aos retrocessos nesse campo, como por exemplo:

>> direitos das pessoas LGBTQIA+, transexuais e intersexo em sua luta contra a discriminação e a violência, considerando os aspectos interseccionais da opressão enfrentada por esses grupos, como por exemplo, restrição de acesso ao mercado de trabalho e aos serviços públicos;

>> garantia de oportunidades e direitos da juventude LGBTQIA+, além do enfrentamento à violência e à lgbtfobia;

>> direitos das pessoas LGBTQIA+ egressas do sistema prisional, bem como de seus familiares em busca por justiça e reparação por violências praticadas, incentivadas ou não reprimidas pelo Estado;

>> defesa da saúde, em especial dos direitos sexuais e reprodutivos da população LGBTQIA+, um público quase sempre invisibilizado nas discussões sobre direitos e saúde reprodutiva no âmbito das políticas públicas;

>> defesa dos direitos da população em situação de rua LGBTQIA+, um grupo que, além dos desafios estruturais, enfrentam maiores vulnerabilidades socioeconômicas em razão da discriminação na escola e no mercado de trabalho, da rejeição familiar, bem como têm dificuldade de encontrar assistência junto ao poder público.

Temas e abordagens aqui elencados não se pretendem exaustivos. Portanto, é cabível a apresentação de propostas que não se insiram nas categorias mencionadas acima, mas que sejam consideradas estratégicas e relevantes pelas organizações participantes da chamada.

CONDIÇÕES PARA CONCORRER AO EDITAL

>> Cada organização, grupo ou coletivo poderá apresentar apenas um projeto. Caso um mesmo grupo ou coletivo envie mais de um projeto, será considerado APENAS o último inscrito em nosso portal;

>> Têm prioridade de apoio os projetos de organizações, grupos e coletivos com pouco ou nenhum acesso a outras fontes de recursos;

>> Serão aceitas propostas de organizações, grupos e coletivos sem fins lucrativos mesmo que ainda não formalizados e/ou que não tenham CNPJ;

>> Não serão aceitos projetos apresentados por organizações governamentais, universidades, organizações internacionais, partidos políticos, empresas de pequeno ou médio porte, microempresas e microempreendedores individuais.

DIMENSÕES IMPORTANTES NA SELEÇÃO DOS PROJETOS

>> Adequação ao tema do edital;

>> Foco em defesa de direitos;

>> Existência de vínculos entre a organização proponente e os grupos e/ou comunidades afetados pelo problema que se pretende enfrentar;

>> Articulação em rede;

>> Adequação do orçamento às atividades propostas;

>> Propostas inovadoras e não convencionais de atuação;

>> Diversidade regional.

 

COMO ENVIAR SEU PROJETO?
O período de submissão de propostas vai de 22 de março a 12 de maio de 2023, às 18h (horário de Brasília).

A inscrição do projeto no portal do Fundo Brasil deverá ser realizada de uma só vez, já que o portal não permite que se salve parte do formulário preenchido para completá-lo posteriormente.

Desta forma, disponibilizamos aqui (clique para acessar) uma versão editável do rascunho formulário de inscrição. Essa versão é apenas para conhecimento e não vale como inscrição. Assim, é possível conhecer seu conteúdo antes de iniciar efetivamente o processo de inscrição. Além disso, oferecemos aqui o modelo de orçamento da proposta para incluir em anexo no sistema (clique para baixar o modelo de orçamento).

O envio de projetos para concorrer aos editais do Fundo Brasil de Direitos Humanos é feito pelo Portal de Projetos. Verifique em qual das modalidades seu grupo está:

>> Para grupos, coletivos e organizações que enviaram projetos no último ano (2021 e 2022)
Acesse o portal  neste link, e faça o login digitando e-mail e senha usados na inscrição anterior. Caso não lembre a senha, clique em Esqueci a senha e siga os passos para criar uma senha nova.

>> Para grupos, coletivos e organizações que já enviaram projetos para o Fundo Brasil em anos anteriores, exceto 2021 e 2022.
Acesse o portal  neste link, depois basta clicar em Já possuo cadastro e digitar o e-mail usado em inscrições nos anos anteriores para receber as instruções para a criação da senha. Após essa etapa, volte a página inicial e faça o login com o e-mail e a nova senha.
Clique aqui para acompanhar o passo a passo que auxiliará na criação de senha, atualização de dados cadastrais e envio da proposta.

>> Acesso de novos grupos
Grupos que pretendem se inscrever pela primeira vez em editais do Fundo Brasil devem acessar o portal neste link, depois basta clicar em Primeiro Acesso e preencher os dados cadastrais do seu grupo.
Clique aqui para acompanhar o passo a passo para saber como se cadastrar e fazer o envio da proposta.

Não deixe para a última hora: crie/atualize a sua senha ou cadastre sua organização, grupo ou coletivo agora e envie o quanto antes o seu projeto. A submissão de propostas será apenas via internet. Não recebemos projetos por e-mail, tampouco aceitamos projetos entregues diretamente na sede do Fundo Brasil.

Não serão aceitas propostas submetidas fora do prazo, em nenhuma hipótese. Assim, sugerimos enfaticamente que não deixem a submissão das propostas para o último dia.

O Fundo Brasil de Direitos Humanos não prorrogará o prazo deste edital.

O QUE ACONTECE COM O PROJETO DEPOIS QUE É ENCAMINHADO AO FUNDO BRASIL?
A equipe do Fundo Brasil faz uma análise inicial do conjunto dos projetos recebidos e, na sequência, os projetos são encaminhados a um Comitê de Seleção formado por especialistas independentes, sem qualquer vínculo com a Fundação. O Comitê se reunirá para indicar quais projetos serão apoiados, ficando a decisão final a cargo do Conselho de Administração do Fundo Brasil.

DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS
O resultado do processo de seleção será informado por meio do site do Fundo Brasil a partir de 24 de julho de 2023.

EM CASO DE DÚVIDAS
As dúvidas serão respondidas somente por e-mail, favor escrever para [email protected].

Dúvidas sobre o mecanismo de inscrição serão respondidas pelo e-mail [email protected].

Atenção: antes de mandar o e-mail, sugerimos ler atentamente o edital completo com as orientações contidas e a seção “Dúvidas Frequentes” (no sinal de + na tarja cinza do alto desta página do edital, logo abaixo do título). Se ainda restarem dúvidas, escreva para nós.

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas