Webinário Desigualdades regionais e raciais no acesso ao aborto previsto em lei no Brasil 

19 de maio, 2023

No marco do 28 de Maio – Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher e Dia Nacional de Redução da Morte Materna, o evento online contará com as participações da pesquisadora Emanuelle Goes (Fiocruz/BA), da coordenadora da Artigo 19 Júlia Rocha e da enfermeira Paula Viana, do Grupo Curumim/PE. 

Na próxima quinta-feira, dia 25, a partir das 17h, o Instituto Patrícia Galvão promove o Webinário “Desigualdades regionais e raciais no acesso ao aborto previsto em lei no Brasil”, que irá debater, a partir de dados de diferentes pesquisas, a realidade do acesso à interrupção legal da gestação, considerando disparidades geográficas, o perfil das meninas e mulheres que engravidam e buscam atendimento em saúde e a divulgação pelos órgãos oficiais de informações sobre direitos sexuais e reprodutivos e os serviços disponíveis na região. 

Realizado no âmbito das ações do Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher e Dia Nacional de Redução da Morte Materna, 28 de maio, o webinário contará com apresentações da pesquisadora pós-doc do Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde (Cidacs/Fiocruz/Bahia), Emanuelle Goes, da coordenadora da Artigo 19, Júlia Rocha, e da enfermeira e  integrante do Grupo Curumim, Paula Viana. A mediação será conduzida pela diretora executiva Jacira Melo e por Júlia Cruz, jornalista do Instituto Patrícia Galvão. O evento será transmitido ao vivo pelos canais da Agência Patrícia Galvão no Facebook, Youtube e Twitter, com tradução em libras.

Conheçam as convidadas:

Emanuelle Goes, pesquisadora pós-doc do Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde (Cidacs/Fiocruz/Bahia), coordenadora científica da Associação de Pesquisa Iyaleta e fellow do Ubuntu Center (Drexel University/EUA).

Júlia Rocha, bacharel em Relações Internacionais na Universidade de São Paulo (USP), com passagem pela Universidad de Buenos Aires, é pós-graduada em Sociologia pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESP-SP). Atualmente, coordena o programa de Acesso à Informação e Transparência da Artigo 19 Brasil e América do Sul.

Paula Viana, enfermeira, feminista antirracista. Integrante da Coordenação Geral Colegiada do Grupo Curumim/PE. Parteira domiciliar entre 1985 até 2001. Desde 1991, promove ações de formação e atualizações em todo o Brasil para profissionais de saúde do SUS e com parteiras tradicionais, indígenas e de quilombos, divulgando e disseminando o conceito e práticas da humanização da assistência obstétrica na perspectiva da saúde integral e dos direitos sexuais e direitos reprodutivos. Integrante do Comitê de Estudos da Mortalidade Materna de Pernambuco, fundadora e coordenadora do Comitê Municipal de Estudos da Mortalidade Materna do Recife. Atualmente faz parte do Grupo Organizador do Fórum Intersetorial de Serviços Brasileiros de Atendimento ao Aborto Previsto em Lei e do Conselho da Campanha Nem Presa Nem Morta por Aborto.

Mediação:

Jacira Melo, diretora executiva do Instituto Patrícia Galvão

Júlia Cruz, jornalista do Instituto Patrícia Galvão

 

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas