Webinário Estupro e aborto previsto por lei: direito a uma vida sem violência e revitimização para meninas e mulheres – Dia 29/09, às 17h

26 de setembro, 2022

Pesquisadora da Fiocruz Emanuelle Goes e a cientista social e professora da PUC-SP Maria José Rosado participam do evento online

Estupro e estupro de vulnerável são crimes recorrentes contra as brasileiras. O direito das vítimas de violência sexual à saúde e as percepções da sociedade em relação à cultura machista e ao aborto legal serão debatidos no webinário Estupro e aborto previsto por lei: direito a uma vida sem violência e revitimização para meninas e mulheres, com as participações da pesquisadora Emanuelle Goes e da cientista social Maria José Rosado.

Promovido pelo Instituto Patrícia Galvão, o encontro online será realizado nesta quinta-feira, 29 de setembro, das 17h às 18h, com transmissão ao vivo pelos canais da Agência Patrícia Galvão no YouTube e Facebook, e mediação das diretoras do Instituto, Jacira Melo e Marisa Sanematsu. O webinário marca o Dia de Luta pela Descriminalização do Aborto na América Latina e Caribe (28 de setembro).

Conheçam as convidadas:

Emanuelle Goes, pesquisadora pós-doc do Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde (Cidacs/Fiocruz/Bahia), coordenadora científica da Associação de Pesquisa Iyaleta e fellow do Ubuntu Center (Drexel University/EUA).

Maria José Rosado, doutora em Ciências Sociais, fundadora e integrante da organização Católicas pelo Direito de Decidir/ Brasil. Em 2021, foi considerada uma das 10 mil docentes mais influentes das Américas pelo estudo AD Scientific Index (Alper-Doger Scientific Index). É professora na PUC-SP, pesquisadora CNPQ e coordenadora do grupo de pesquisa Gênero, Religião e Política (GREPO).

Série de webinários Violência de Gênero em Dados

O encontro online Estupro e aborto previsto por lei: direito a uma vida sem violência e revitimização para meninas e mulheres é o oitavo de uma série de webinários para debater dados e analisar a conjuntura sobre temas relacionados às violências contra meninas e mulheres e aos direitos das brasileiras. O evento faz parte do projeto Violência de Gênero em Dados, que tem apoio do Consulado Geral da Irlanda em São Paulo e inclui a divulgação de um boletim mensal com uma seleção de estatísticas e estudos realizados por órgãos governamentais, institutos de pesquisa e organizações da sociedade civil, sobre os diversos tipos e formas de violência de gênero  –  doméstica, sexual, online, política, obstétrica e feminicídio –, assim como suas intersecções com o racismo, o capacitismo e a LBTQIAfobia, com curadoria da equipe do Instituto Patrícia Galvão. Saiba mais.

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas