Webinário Gênero, raça e orientação sexual: um olhar interseccional sobre experiências e práticas de violência

23 de fevereiro, 2023

Participam do encontro online a advogada e diretora de relações públicas do MeToo Brasil, Luanda Pires, e a gerente de comunicação de segurança da Uber, Natália Falcón

Sofrer e praticar: a disparidade não está apenas na percepção de quem é vítima ou de quem comete uma agressão. Aspectos de raça e orientação sexual também podem contribuir para potencializar o risco de sofrer alguma forma de violência de gênero. De acordo com a pesquisa Percepções sobre controle, assédio e violência doméstica: vivências e práticas, realizada pelo Instituto Patrícia Galvão, em parceria com o Ipec, e com apoio da Uber em 2022, as mulheres em geral e os homens não heterossexuais declaram mais sofrerem práticas invasivas, importunação, assédio e abuso sexual. 

Para debater esse assunto, o Instituto Patrícia Galvão promove o webinário Gênero, raça e orientação sexual: um olhar interseccional sobre experiências e práticas de violência na próxima segunda-feira, dia 27, das 17h às 18h, que contará com a participação da advogada e diretora de relações públicas do MeToo Brasil, Luanda Pires. A abertura do encontro online terá a presença da gerente de comunicação de segurança da Uber, Natália Falcón, e a mediação ficará a cargo das diretoras do Instituto Patrícia Galvão, Jacira Melo e Marisa Sanematsu. Haverá transmissão ao vivo, com interpretação em libras, pelos canais do YouTube e do Facebook da Agência Patrícia Galvão.

Acesse a pesquisa completa.

 Conheça a convidada:

Luanda Pires, advogada e especialista em Direito antidiscriminatório, cultura inclusiva & diversidade. Diretora de relações públicas do MeToo Brasil, é cofundadora e atual presidenta da ABMLBTI (Associação Brasileira de Mulheres Lésbicas, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexos). Diretora-tesoureira do Grupo de Advogados pela Diversidade Sexual e de Gênero (GADvS) e líder da pauta LGBTI+ no Movimento Advogadas do Brasil. Representante da Comissão na Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+ da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. 

Natália Falcón, gerente de comunicação de segurança da Uber.

Jacira Melo, diretora executiva do Instituto Patrícia Galvão.

Marisa Sanematsu, diretora de conteúdo do Instituto Patrícia Galvão.

Série de webinários

O encontro online é o terceiro e último da série de webinários para debater os dados da pesquisa nacional de opinião “Percepções sobre controle, assédio e violência doméstica: vivências e práticas”, elaborada a partir de entrevistas por telefone com 1.200 pessoas (800 homens e 400 mulheres), com 16 anos ou mais, entre 21 de julho e 1º de agosto de 2022. O objetivo do levantamento foi compreender as experiências e percepções da população brasileira sobre recurso à violência, práticas invasivas e de controle, importunação, perseguição, assédio sexual e violência doméstica.

Assista também:

Webinário Percepções sobre controle, assédio e violência doméstica: vivências e práticas, com as participações da psicóloga e diretora de acolhimento do Me Too Brasil, Mariana Luz, e da psicóloga e professora da UnB (Universidade de Brasília), Valeska Zanello. 

Webinário Sofrer x praticar: por que a conta não fecha? Diferenças entre homens e mulheres sobre experiências com a violência de gênero, com as participações da psicóloga e doutora em psicologia forense, Arielle Sagrillo Scarpati, e o psicólogo e mestre em direito, Daniel Fauth Martins.

 

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas