Webinário Percepções sobre controle, assédio e violência doméstica: vivências e práticas

09 de novembro, 2022

Participam do encontro online, primeiro baseado na pesquisa com o mesmo nome, as psicólogas Mariana Luz, diretora do Me Too Brasil, e Valeska Zanello, professora da UnB, e a gerente de comunicação de segurança da Uber, Natália Falcón

Quando o tema é a violência doméstica, a compreensão de mulheres e homens sobre suas vivências e práticas é diferente: uma em cada 4 mulheres agredidas declara que a violência doméstica acontece com frequência, enquanto apenas 1 em cada dez homens afirma sofrer violência frequentemente. E mais mulheres (30%) do que homens (10%) apontam parceiro/a que estava bêbado/a ou drogado/a ao cometer a violência. Esses são alguns dados que serão apresentados no webinário Percepções sobre controle, assédio e violência doméstica: vivências e práticas, na próxima quinta-feira, dia 10, às 17h, com as participações da psicóloga e diretora de acolhimento do Me Too Brasil, Mariana Luz, e da psicóloga e professora da UnB (Universidade de Brasília), Valeska Zanello. A abertura terá a presença da gerente de comunicação de segurança da Uber, Natália Falcón, e a mediação será feita pelas diretoras do Instituto Patrícia Galvão, Jacira Melo e Marisa Sanematsu. 

O encontro vai destacar os resultados do levantamento de mesmo nome realizado pelo Instituto Patrícia Galvão e Ipec, com apoio da Uber, em outubro deste ano. A transmissão do evento online será pelos canais do YouTube e do Facebook da Agência Patrícia GalvãoAcesse a pesquisa completa.

Conheçam as convidadas:

Mariana Luz, psicóloga, palestrante e empreendedora social desde os 17 anos, quando atuou como educadora social com pessoas em situação de rua e vulnerabilidade. Fundou o movimento de politização @oqeupossofazer e coordena a área de bem estar e saúde mental do Instituto Vamos Juntas, além de ser diretora de acolhimento no Me Too Brasil. 

Valeska Zanello, graduada em Psicologia e Filosofia pela Universidade de Brasília (UnB), doutoranda em Psicologia pela mesma universidade, com período sanduíche na Université Catholique de Louvain, Bélgica. Professora associada do Departamento de Psicologia Clínica da UnB, coordena o grupo de pesquisa “Saúde Mental e Gênero” (foco em mulheres) no CNPq e também é membro do Grupo de Estudos Feministas (GEFEM) e do NEPEM (Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre a Mulher) da UnB.

Abertura:

Natália Falcón, gerente de comunicação de segurança da Uber.

Mediação:

Jacira Melo, diretora executiva do Instituto Patrícia Galvão.

Marisa Sanematsu, diretora de conteúdo do Instituto Patrícia Galvão.

 

Série de webinários

O encontro online é o primeiro da série de webinários que irão debater os dados da pesquisa de opinião “Percepções sobre controle, assédio e violência doméstica: vivências e práticas”, elaborada a partir de entrevistas por telefone com 1.200 pessoas (800 homens e 400 mulheres), com 16 anos ou mais, entre 21 de julho e 1º de agosto de 2022. O objetivo do levantamento foi compreender as experiências e percepções da população brasileira sobre recurso à violência, práticas invasivas e de controle, importunação, perseguição, assédio sexual e violência doméstica.

 

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas