Webinário Violência contra mulheres negras em dados: barreiras, avanços e desafios no Brasil

26 de julho, 2022

Antropóloga e professora da Unilab, Vera Rodrigues é a convidada do encontro online

Uma das expressões mais cruéis da intersecção do racismo e do machismo se manifesta nos números da violência. Dados e pesquisas revelam que mulheres negras são as principais vítimas de feminicídio, estupro, violência obstétrica, política, dentre outras violências. Para debater este grave cenário, o Instituto Patrícia Galvão promove o webinário Violência contra mulheres negras em dados: barreiras, avanços e desafios no Brasil, com a participação da antropóloga Vera Rodrigues. O encontro será realizado nesta quinta-feira, 28 de julho, das 17h às 18h, com transmissão pelos canais da Agência Patrícia Galvão no YouTube e Facebook e mediação das diretoras do Instituto Patrícia Galvão, Jacira Melo e Marisa Sanematsu.

Conheça a convidada:

Vera Rodrigues é antropóloga, professora adjunta no Instituto de Humanidades da Unilab (Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira) e coordenadora do projeto de extensão “Mulheres Negras Resistem: processo formativo teórico-político para mulheres negras” (IH/Unilab). Atualmente é diretora de Áreas Acadêmicas da ABPN (Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as).

Série de webinários Violência de Gênero em Dados

O encontro online Violência contra mulheres negras em dados: barreiras, avanços e desafios no Brasil é o sexto de uma série de webinários para debater dados e analisar a conjuntura sobre temas relacionados às violências contra meninas e mulheres e aos direitos das brasileiras. O evento faz parte do projeto Violência de Gênero em Dados, que tem apoio do Consulado Geral da Irlanda em São Paulo e inclui a divulgação de um boletim mensal com uma seleção de estatísticas e estudos realizados por órgãos governamentais, institutos de pesquisa e organizações da sociedade civil, sobre os diversos tipos e formas de violência de gênero  –  doméstica, sexual, online, política, obstétrica e feminicídio –, assim como suas intersecções com o racismo, o capacitismo e a LBTQIAfobia, com curadoria da equipe do Instituto Patrícia Galvão. Saiba mais.

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas