Aumenta diversidade entre mulheres, mas percentual de eleitas segue baixo

11 de outubro, 2022 Jota

Apesar de mudanças nas regras eleitorais, resultados atingidos ficaram muito distantes da almejada paridade

(Teresa Sacchet, Marcus Vinicius Chevitarese Alves e Danielle Gruneich/ Jota) As eleições de 2022 revelam um quadro de resultados mistos no que tange à representação política em perspectiva de gênero e raça. Com relação às mulheres eleitas para a posição de deputada federal, se por um lado vimos crescer o percentual de negras, indígenas e trans entre elas, o que fez aumentar a diversidade entre as representantes deste grupo, por outro o percentual total de eleitas não possibilita grandes entusiasmos. Passamos de 15% para 18% de eleitas como deputadas federais, o que significa que, dos 513 representantes que assumirão essas cadeiras no próximo ano, apenas 91 serão mulheres. Com isso, o Brasil continuará ocupando o posto de um dos países da América Latina com mais baixos índices de mulheres eleitas nessas posições.

O aumento não foi uniforme. Alguns estados perderam representantes mulheres. O Distrito Federal e o Piauí se destacam neste sentido. No primeiro, o número de eleitas que em 2018 era de 5, ou seja, 62,5% do total de 8 cadeiras, passou para 2. No Piauí apenas uma mulher foi eleita, quando em 2018 eram 4, ou seja, passou de 40% das vagas de um total de 10 cadeiras, para 10% apenas.

Diferentemente das perdas, não houve casos de ganhos tão significativos. Quatro estados elegeram mulheres acima do percentual de 30%. Com 38% entre os eleitos, o Acre e o Amapá foram os estados que mais elegeram mulheres. Ainda assim, no primeiro caso, houve um retrocesso no desempenho eleitoral delas, pois no pleito anterior esse índice era de 50%. O Amapá manteve o percentual de 2018. Goiás elegeu 35% quando em 2018 havia eleito 12%; e Santa Catarina elegeu 31%, mas já havia eleito 25% em 2022. O Pará pode ser considerado o caso de melhor desempenho proporcional das mulheres, passando de 1 parlamentar para 5 em 2022.

Acesse a matéria completa no site de origem.

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas