Ouvidoria das Mulheres do MPSP irá agilizar atendimento dos casos de violência

Ouvidoria Mulher MPSP

15 de setembro, 2022 Por Agência Patrícia Galvão

Canal poderá promover encaminhamento mais rápido, diz Silvia Chakian, que assume a área

O Ministério Público de São Paulo lançou a Ouvidoria das Mulheres na última segunda-feira, dia 12. Com o novo canal, as diretrizes que já orientam o trabalho da Ouvidoria passam a se pautar também pela perspectiva de gênero. Seguindo o estabelecido na Resolução 1.359/21, a Ouvidoria das Mulheres do MPSP garantirá um serviço especializado de recebimento, tratamento e encaminhamento das demandas relacionadas à violência contra a mulher. Entre as atribuições do órgão estão receber informações relacionadas à violência contra a mulher, encaminhar manifestações aos membros competentes, prestar esclarecimentos sobre providências adotadas em cada caso e estimular a integração com outras entidades, tanto públicas quanto privadas. Conheça a Ouvidoria das Mulheres do MPSP.

Por meio da Ouvidoria das Mulheres do MPSP será disponibilizado formulário para que as usuárias possam, por exemplo, relatar, de forma sigilosa ou anônima, situação de violência contra a mulher praticada no âmbito público ou privado; apresentar denúncias, pedir informações e narrar fatos vivenciados durante a utilização de serviços ou equipamentos da Rede de Atendimento à Mulher, seja nas esferas da saúde, segurança ou Justiça.

Conhecida pela atuação no enfrentamento à violência de gênero, a promotora de Justiça Silvia Chakian, que assume a Ouvidoria das Mulheres, acredita que a iniciativa constitui um importante avanço para estreitamento da comunicação com a população. “Vale também ressaltar que nem todos os casos que chegam à Ouvidoria dizem respeito a questões relacionadas  à intervenção do Ministério Público, de maneira que o canal também poderá prestar atendimento mais rápido às mulheres ao levar as providências necessárias diretamente ao órgão da rede responsável pela demanda”, opina.

Acesse a matéria de origem. 

 

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas