21/06/2010 – Serra: descriminalizar aborto liberaria ‘carnificina’ (Estadão.com)

21 de junho, 2010

(Estadão.com) Na sabatina promovida pela Folha/UOL, o candidato à presidência José Serra (PSDB) posicionou-se firmemente contra a descriminalização do aborto. Para Serra, a liberação promoveria uma “carnificina” no país. “Considero o aborto uma coisa terrível”, declarou o candidato.

A legislação atual só permite a interrupção de uma gravidez em casos de estupro ou de risco de morte para a mãe. Na opinião de Serra, a legalização do aborto prejudicaria programas de prevenção à gravidez indesejada. “Dificultaria o trabalho de prevenção, como no caso da gravidez na adolescência, que é um assunto muito grave. Vai (ter) gravidez para todo o lado porque (a mulher) vai para o SUS (Sistema Único de Saúde) e faz o aborto”, declarou o candidato.

A reportagem publicada pelo portal do Estadão, “apesar da posição conservadora a respeito do aborto, o candidato se disse favorável à união civil de homossexuais e à adoção de crianças por casais do mesmo sexo. ‘Tem tanto problema grave de crianças abandonadas no Brasil que, para elas, é uma salvação'”, afirmou Serra.

Acesse a matéria na íntegra: Serra: descriminalizar aborto liberaria ‘carnificina’ (Estadão.com – 21/06/2010)

Leia também carta enviada por Sonia Corrêa, coordenadora do Observatório de Sexualidade e Política e membro da Comissão de Cidadania e Reprodução, ao Painel do Leitor em que critica o posicionamento do candidato: Aborto, por Sonia Corrêa

Veja também a carta enviada por Thomaz Gollop, professor adjunto livre docente de ginecologia da Faculdade de Medicina de Jundiaí, e publicada no Painel do Leitora da Folha Online: Serra e o aborto, por Thomaz Gollop

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas