25/05/2010 – O dilema do aborto, editorial da Folha de S.Paulo

25 de maio, 2010

(Folha de S.Paulo)Plebiscito é o melhor caminho para decidir sobre a ilegalidade do aborto, praticado por 5 milhões de brasileiras de 18 a 39 anos”, opina o jornal Folha de S.Paulo, editorial em que comenta a pesquisa realizada pelo Ibope com apoio do Ministério da Saúde.

O editorial lembra que um relatório divulgado pelo Ministério da Saúde em 2009 revelou que, a partir da década de 1990, o aborto induzido manteve-se como terceira ou quarta causa de mortalidade materna em várias capitais brasileiras. O jornal  analisa que, apesar de todos os dados já levantados sobre o problema, “o debate público sobre mudanças na legislação tem perdido ímpeto nos últimos anos”. Como exemplo, recorda que em 2007 a proposta de tornar o procedimento legal, defendida pelo Ministério da Saúde, foi rejeitada por 70% dos representantes da sociedade civil, profissionais e gestores do SUS que participavam da 13ª Conferência Nacional de Saúde, em Brasília.

“Neste ano de campanha, os principais candidatos à Presidência adotaram discurso conservador. Do ponto de vista eleitoral é a posição mais prudente, pois pesquisas de opinião indicam que a maioria dos brasileiros prefere manter as normas atuais.”

“A maneira mais razoável de tomar uma decisão é por meio de um plebiscito. Como já foi dito neste espaço, mesmo que o eleitor opte por manter a atual legislação, o saldo terá sido positivo – a população ao menos estará mais informada e cada lado conhecerá melhor os argumentos do outro”, conclui a Folha.

Acesse na íntegra: O dilema do aborto, editorial (Folha de S.Paulo – 25/05/2010)

Leia também:
1 em cada 7 brasileiras de 18 a 39 anos já fez aborto / Pesquisa usou duas técnicas de sondagem / Eu fiz / Projeto na Câmara define o que é vida humana / Trecho / Análise: Prática envolve injustiça social com as mulheres / Depoimento: Se tivesse assumido o filho, minha vida poderia ter sido pior (Folha de S.Paulo – 22/05/2010)
Uma em cada sete já abortou / Um raio X do aborto no Brasil / Como duas mulheres passaram por abortos (Época – 22/05/2010)

1 em cada 5 mulheres de 40 anos fez aborto (O Estado de S. Paulo – 22/05/2010)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas