Quem somos

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Agência Patrícia Galvão

A Agência Patrícia Galvão é uma iniciativa do Instituto Patrícia Galvão, criada em 2009 para atuar na produção de notícias e conteúdos sobre os direitos das mulheres brasileiras.

Trata-se de um investimento que pretende dar maior amplitude à cobertura jornalística, influindo no comportamento editorial sobre problemas, propostas e prioridades que atingem 51% da população do país: as mulheres.

Hoje, a internet é a principal ferramenta de busca de conteúdo de suporte editorial nas redações. Ao acessar o Portal da Agência, o profissional da imprensa encontrará um conteúdo multimídia diversificado, preciso, confiável e atualizado na forma de sugestões de pauta, notícias selecionadas, indicação de fontes qualificadas, dados, pesquisas, indicadores e artigos de opinião.

Seleção de notícias
Diante de fatos noticiosos que mobilizam a opinião pública, a Agência sugere abordagens não exploradas e fontes qualificadas para ampliar, diversificar e aprofundar o debate de idéias e reforçar as demandas das mulheres por políticas públicas.

Sugestões de pautas estratégicas
A Agência produz e aprofunda conteúdos. Na produção de sugestões de pauta combina captação, análise e gestão de informações relevantes com potencial para se tornarem notícias.

Antecipando-se a fatos e polêmicas que possam vir à tona no noticiário, a Agência se propõe a sair na frente, com sugestões de pautas estratégicas e indicação de fontes que ampliem e enriqueçam o debate.

Instituto Patrícia Galvão

logo_130O Instituto Patrícia Galvão é uma organização social sem fins lucrativos fundada em 2001 e a primeira a atuar no campo do direito à comunicação e dos direitos das mulheres no país.

Para o Instituto, a mídia é um espaço estratégico de incidência social e política para qualificar os debates sobre políticas públicas voltadas à promoção da igualdade e equidade de gênero.

E, por considerar que o jornalismo tem um papel fundamental na ampliação e no aprofundamento do debate sobre questões-chaves das mulheres brasileiras, o Patrícia Galvão tem construído canais de diálogo com diferentes interlocutores da área da comunicação, a fim de assegurar que a imprensa cumpra sua função na esfera pública: fiscalizar os poderes constituídos, explicar os fatos, informar sobre os direitos dos cidadãos e promover o debate de idéias para provocar mudanças de atitudes e mentalidades. E tudo isso com uma abordagem que contemple os direitos das mulheres, em especial no âmbito das políticas públicas.

Entre as atividades que o Instituto Patrícia Galvão desenvolve está a realização de pesquisas de opinião pública em nível nacional, a produção de campanhas publicitárias contra a violência doméstica, a promoção de oficinas de mídia para lideranças sociais e especialistas, e dos seminários nacionais A Mulher e a Mídia. Durante anos, manteve um site institucional, um portal sobre violência contra a mulher e o blog Mulheres de Olho, referência para jornalistas, pesquisadores/as e ativistas do movimento de mulheres.

Com a criação da Agência, em 2009, o Instituto se reposiciona na área e vem reiterar seus valores de promoção e defesa do direito à comunicação, do acesso à informação e da liberdade de opinião e de expressão, ganhando agilidade na produção de sugestões de pautas e conteúdos e, com isso, ampliando sua capacidade de dialogar com os profissionais de imprensa e de incidir no noticiário sobre os direitos das mulheres.

Ao entrar no ar, a Agência Patrícia Galvão absorve boa parte do conteúdo do portal sobre Violência contra a Mulher que o Instituto alimentou por cinco anos, e que se tornou uma referência para os profissionais da imprensa no país. pagu3

Quem foi Patrícia Galvão – O nome do Instituto, e também da Agência, é uma homenagem à jornalista, escritora, ativista política e cultural Patrícia Rehder Galvão, a Pagu (1910-1962), que acreditou que as mulheres deveriam ter um papel mais ativo na esfera pública.

Contribuir de forma relevante para a qualificação da cobertura jornalística sobre questões críticas para as mulheres brasileiras, produzindo notícias e conteúdos multimídia, a fim de influenciar o debate público, demandar respostas do Estado, promover mudanças na sociedade e na própria mídia.

Projetos

Pesquisas de opinião

PesquisaViol100● 2013: Pesquisa Percepção da sociedade sobre violência e assassinato de mulheres – Saiba mais
Realização: Data Popular/Instituto Patrícia Galvão
Apoio: Secretaria de Políticas para as Mulheres e Campanha Compromisso e Atitude pela Lei Maria da Penha  

mulherpoltica100● 2013: Mais Mulheres na Política – Saiba mais
Realização: Ibope/Instituto Patrícia Galvão
Apoio: ONU Mulheres

pesquisa trabalho page 01● 2013: Trabalho remunerado e trabalho doméstico –uma tensão permanente – Saiba mais
Realização: Ibope/SOS Corpo/Instituto Patrícia Galvão
Apoio: ONU Mulheres

● 2009: Mulheres e Política – Saiba mais
Realização: Ibope/Instituto Patrícia Galvão
Apoio: Secretaria de Políticas para as Mulheres

● 2009: Percepções sobre a Violência Doméstica contra a Mulher no Brasil – Saiba mais
Realização: Instituto Avon/Ibope
Planejamento e Supervisão: Instituto Patrícia Galvão

● 2008: Dois anos da Lei Maria da Penha: o que pensa a sociedade? – Saiba mais
Realização: Ibope/Themis
Planejamento e Supervisão: Instituto Patrícia Galvão
Apoio: Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres

● 2006: Percepção e Reações da Sociedade sobre a Violência contra a Mulher – Saiba mais
Realização: Ibope/Instituto Patrícia Galvão
Apoio: Fundação Ford e Unifem

● 2004: Atitudes frente à Violência contra a Mulher – Saiba mais
Realização: Ibope/Instituto Patrícia Galvão
Apoio: Fundação Ford

● 2004: Pesquisa sobre Merchandising em Programas Femininos
Realização: Instituto Patrícia Galvão
Parceria: ComSenso
Apoio: Global Fund for Women

● 2003: Atitudes Frente ao Crescimento da Aids no Brasil
Realização: Ibope/Instituto Patrícia Galvão
Apoio: Unifem

Seminário Nacional A Mulher e a Mídia
Os Seminários A Mulher e a Mídia já se consolidaram como um espaço de debate qualificado que reúne diferentes segmentos: profissionais de mídia, pesquisadoras/es dos campos de gênero e diversidade, gestoras de organismos de promoção da igualdade de gênero, ativistas dos movimentos de mulheres, profissionais de comunicação do terceiro setor e estudantes de comunicação.

Partindo da visão de que a informação, o conhecimento e o debate plural são elementos vitais para a construção de propostas de políticas públicas de comunicação com as perspectivas de gênero e raça/etnia, desde 2004 a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM) realiza os Seminários Nacionais A Mulher e a Mídia em parceria com a ONU Mulheres e o Instituto Patrícia Galvão.

Este espaço propiciou, ao longo dos últimos cinco anos, aportes para o amadurecimento e evolução do debate sobre o tema mulher e mídia, com a interlocução com profissionais dos principais veículos de comunicação do país.

Acesse aqui as coberturas:
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Seminário A Mulher e a Mídia 8
Seminário A Mulher e a Mídia 7
Seminário A Mulher e a Mídia 6
Seminário A Mulher e a Mídia 5
Seminário A Mulher e a Mídia 4

Campanhas sobre violência doméstica

campanhas_violencia
● 2006: Onde Tem Violência, Todo Mundo Perde – Saiba mais, assista aos spots.
● 2005: Chega de Esconder – Saiba mais, assista aos spots.
● 2004: Onde Tem Violência, Todo Mundo Perde – Saiba mais, assista aos spots.

Oficinas de Mídia (media training)
A proposta das Oficinas de Mídia é sensibilizar ativistas, lideranças sociais e especialistas para que, antes de qualquer entrevista, façam a si mesmos as seguintes perguntas: O que tenho a informar? Como transmitir ao público informações e conceitos de forma simples e clara? Como comunicar para a população questões complexas e fundamentais?

Desde 2003, o Instituto Patrícia Galvão já realizou uma série de Oficinas de Mídia em todas as regiões do país, com participantes que trabalham com temas complexos e que geram polêmicas, como os direitos sexuais e reprodutivos, o racismo, a violência contra as mulheres, a homofobia, a bioética etc.

Para a maioria das/os participantes, as Oficinas possibilitam uma revisão de sua relação com a mídia e um exercício de empoderamento pessoal e coletivo para disputar espaço e significados nos meios de comunicação.

As Oficinas oferecem aportes para uma performance mais qualificada nas diferentes situações de entrevistas, debates e outros tipos de intervenção nos veículos.

E, ao mesmo tempo, promovem espaços de interação e reflexão entre as/os participantes sobre a relação com profissionais de imprensa; reforçam a necessidade de planejamento e avaliação sobre incidência na mídia com aportes para comunicação com a sociedade.

A metodologia adotada nas Oficinas de Mídia se inspira na prática feminista de educação popular, que valoriza, sobretudo, o intercâmbio e a reflexão coletiva, possibilitando o refinamento de argumentos. Cada exercício de entrevista para rádio, TV, jornais é revisto e avaliado pelo conjunto das/os participantes, instituindo-se, assim, um processo coletivo de aprendizado.

Portal Violência

portal_violO Portal Violência Contra a Mulher (www.violenciamulher.org.br), lançado em 2004, tornou-se uma referência no tema da violência de gênero no Brasil por seu caráter informativo, de conteúdo diversificado, preciso e atualizado. Foi concebido como um espaço para promover a integração de conteúdos de diversas instituições e organizações, onde profissionais da imprensa também podiam encontrar sugestões de pautas e indicações de fontes para realizar coberturas aprofundadas sobre o tema da violência contra a mulher.

Hoje, quem acessa o endereço do Portal Violência é redirecionado para o portal da Agência Patrícia Galvão, que tem a violência contra a mulher como um de seus temas-foco.

selocompromissoeatitude100Portal Compromisso e Atitude pela Lei Maria da Penha

O Instituto Patrícia Galvão está envolvido nas ações de comunicação da Campanha “Compromisso e Atitude pela Lei Maria da Penha – A lei é mais forte”, uma iniciativa conjunta do Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, Poder Legislativo e Governo Federal, por meio da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República e o Ministério da Justiça. A Campanha tem como objetivo unir e fortalecer os esforços nos âmbito municipal, estadual e federal para dar celeridade aos julgamentos dos casos de violência contra as mulheres e garantir a correta aplicação da Lei Maria da Penha.

Administrado pelo Instituto Patrícia Galvão, o Portal Compromisso e Atitude é uma das principais ferramentas de comunicação da Campanha, que inclui também a produção e distribuição do Informativo Compromisso e Atitude, nas versões impressa e eletrônica.

blog_mulheresdeolhoBlog Mulheres de Olho

Em 2006, nas eleições presidenciais, o Blog Mulheres de Olho nas Eleições se constituiu como um espaço de contraponto, onde foram veiculadas notícias e discussões a respeito de políticas públicas e demandas das mulheres no campo do atendimento integral à saúde, com foco nos direitos reprodutivos e no direito ao aborto seguro. O blog tornou-se referência para jornalistas, pesquisadores, ativistas do movimento de mulheres e coordenação de campanha dos principais candidatos. O blog Mulheres de Olho está entre as primeiras experiências de uso deste tipo de ferramenta pelo movimento de mulheres brasileiro.

Em 2009, o blog deixou de ser atualizado e a marca Mulheres de Olho tornou-se uma das seções do portal da Agência Patrícia Galvão.

Publicação
Assassinato de Mulheres em Pernambuco
De Aureliano Biancarelli, com prefácio de Jacqueline Pitanguy e comentários de Luiz Eduardo Soares, Editora Publisher, 136 páginas, 2006.
Parceria: SOS Corpo – Instituto Feminista para a Democracia
Apoio: Fundação Ford
Realização: Instituto Patrícia Galvão

Equipes

INSTITUTO PATRÍCIA GALVÃO

Conselho deliberativo
Ana Flávia Pires Lucas d’Oliveira
Beatriz Accioly Lins de Almeida (Presidenta)
Magali Mendes
Maria Sylvia Aparecida de Oliveira
Rute Alonso da Silva
Rachel Rua Baptista
Sérgio Flávio Barbosa

Conselho fiscal
Marcos José Pereira da Silva
Marta Elizabeth Vieira Santana
Vera de Fátima Vieira

Diretoria executiva
Jacira Melo – diretora executiva
Marilia Kayano – vice-diretora executiva

AGÊNCIA PATRÍCIA GALVÃO

Conselho editorial
Albertina de Oliveira Costa
Fátima Pacheco Jordão
Jacira Melo
Marilia Kayano

Coordenadoras editoriais
Jacira Melo
Marilia Kayano

Instituições Parceiras

O Instituto Patrícia Galvão tem como política a diversificação de fontes, de modo a garantir sua sustentabilidade.

De 2009 a 2013, seus projetos vêm contando com as seguintes parcerias:

Agências das Nações Unidas
ONU Mulheres – Brasil e Cone Sul
UNFPA – Fundo de População das Nações Unidas

Instituições internacionais
Fundação Ford
Global Fund for Women
IPPF – International Planned Parenthood Federation
IWHC – International Women’s Health Coalition

Governo brasileiro
Ministério da Saúde
SPM-PR – Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República
SEPPIR – Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial

Instituições e empresas brasileiras
Ashoka Empreendedores Sociais
Data Popular
Ibope
Instituto Avon
MacKinsey&Company
Mary Kay
TV Cultura/Cultura Data

Outros parceiros já apoiaram projetos específicos do Instituto:
CCR – Comissão de Cidadania e Reprodução
O2 Filmes
Rede Globo de Televisão

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