Publicações

Confira livros, guias e demais publicações lançadas pelo Instituto Patrícia Galvão sobre os direitos das mulheres, com especial atenção à violência de gênero. Acesse também neste link os relatórios das nossas pesquisas de opinião.

DossieIPG2033

Mulheres com HIV/AIDS: elementos para a construção de direitos e qualidade de vida

Com pesquisa e redação da médica Wilza Villela, doutora em Medicina Preventiva e integrante de Rede Nacional Feminista de Saúde, Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos, o dossiê Mulheres com HIV/AIDS: elementos para a construção de direitos e qualidade de vida busca contribuir para a redução de uma importante lacuna identificada nos campos da pesquisa, ativismo e políticas públicas da AIDS e a discussão sobre a qualidade de vida das mulheres…


Saiba Mais 

InstitutoPatriciaGalvao_2022_Guia_DireitoAoAbortoEmCasoDeEstupro-1

A pauta é direito ao aborto em caso de estupro

A maneira como a mídia retrata os crimes de estupro é determinante da forma como a sociedade percebe e reage diante da violência sexual e também da interrupção de uma gravidez resultante de estupro. Por isso, o Instituto Patrícia Galvão elaborou esse guia, buscando não apenas contribuir para a qualificação da cobertura da imprensa, mas também para a ampliação do debate público na perspectiva dos direitos das vítimas. “Comunicar sobre…


Saiba Mais 

InstitutoPatriciaGalvao_2022_Guia_A pauta é violencia e assédio contra mulheres no trabalho-1

A pauta é violência e assédio contra mulheres no trabalho

Para contribuir com o debate público sobre a violência e o assédio contra mulheres no trabalho a partir de uma perspectiva de gênero e de garantia dos direitos humanos, o guia reúne dados atualizados e explicações sobre conceitos como assédio sexual e moral no ambiente de trabalho, além de um capítulo dedicado à Convenção 190, da Organização Internacional do Trabalho (OIT), sobre violência e assédio no mundo do trabalho, em…


Saiba Mais 

UNFPA_Instituto Patrícia Galvão_2021_Guia A pauta é saude sexual e reprodutiva das mulheres-1

Saúde Sexual e Reprodutiva das Mulheres: Um guia para compreender e comunicar melhor

Elaborado pela equipe do Instituto Patrícia Galvão, sob orientação e revisão do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), o Guia tem o objetivo de contribuir para o trabalho de jornalistas e comunicadoras/es que lidam com pautas relacionadas à saúde e aos direitos sexuais e reprodutivos, à violência de gênero e aos direitos humanos das mulheres. Buscando elucidar questões complexas e orientar a abordagem de reportagens e produtos de comunicação,…


Saiba Mais 
Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas