MEMÓRIAS DE AÇÕES E PROJETOS

Desde 2009: Agência Patrícia Galvão

Lançada há mais de dez anos pelo Instituto Patrícia Galvão - Mídia e Direitos, a Agência Patrícia Galvão produz e divulga notícias, dados e conteúdos multimídia sobre os direitos das mulheres brasileiras. Seu objetivo principal é dar maior amplitude à cobertura jornalística, influindo no comportamento editorial sobre problemas, propostas e prioridades que atingem 51% da população do país: as mulheres.

Desde 2003:

NOSSAS PESQUISAS DE OPINIÃO

Com o objetivo de contruibuir para a produção de conhecimento sobre os direitos das mulheres brasileiras, o Instituto Patrícia Galvão realiza pesquisas de opinião qualitativas e quantitativas acerca de um determinado fenômeno ou situação crítica que atinge as mulheres na sua condição de desigualdade de gênero.

DOSSIÊS

2019: Dossiê Violência Sexual

Norteado por perguntas chaves, o dossiê digital traz informações sobre as diversas formas de assédio sexual e de violência de gênero online, além de estupro, considerado uma das formas mais graves de violação aos direitos humanos. Como essas violências acontecem no Brasil? Que leis e informações podem ajudar? Se estou passando por essas violências, quem eu posso procurar? O que eu preciso saber para apoiar uma vítima de violência sexual? Com o objetivo de compreender as múltiplas desigualdades que se combinam e que afetam de forma diferenciada mulheres negras, indígenas e LBT+, também serão lançadas, em uma segunda etapa, as seções sobre “violência sexual e a intersecção com o racismo e a LBT+fobia” e “abuso sexual infantil e de vulnerável”.

[Acesse aqui]


2016: Dossiê Feminicídio

Ferramenta de suporte para jornalistas, comunicadoras, pesquisadoras, ativistas e interessados em geral que queiram pautar e debater a questão do feminicídio, cobrar direitos e desconstruir discriminações, contribuindo para evitar que mortes anunciadas de mulheres sigam acontecendo sem provocar impacto na opinião pública e nem respostas satisfatórias das instituições do Estado. Apresenta ainda um banco de fontes, pesquisas, cronologia dos direitos, legislação, diretrizes nacionais, biblioteca de infográficos e elementos para compreender a importância da tipificação penal deste crime.

[Acesse aqui]

2015: Dossiê Violência contra as Mulheres

Plataforma digital com banco de fontes de especialistas, coletânea de pesquisas, dados e estudos atuais sobre a violência de gênero no Brasil. O dossiê também dispõe de uma seção de conteúdos especiais, que compilam informações, dados e análises. Lançada em 2015, em parceria com o Fundo Elas, o Fundo Fale Sem Medo e o Instituto Avon, a ferramenta tem por objetivo auxiliar jornalistas e pesquisadores na produção de textos sobre violações aos direitos das mulheres, apresentando elementos sobre as raízes da cultura de violência contra as mulheres - doméstica e familiar, sexual, na internet, contra mulheres lésbicas, bis e trans, associada ao racismo - e debatendo o feminicídio, direitos, responsabilidades e serviços que as mulheres podem cobrar e um glossário sobre a temática abordada. [Acesse aqui]

[Acesse aqui]


PLATAFORMAS DE DADOS E FONTES

Desde 2018:

PLATAFORMA VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES EM DADOS

Plataforma digital com pesquisas e dados recentes relacionados às violências contra as mulheres no Brasil, com base no monitoramento e curadoria realizados pelo Instituto Patrícia Galvão – com foco na violência doméstica, sexual e online, no feminicídio e na intersecção com o racismo e a LGBTIfobia. Os dados selecionados de cada pesquisa são organizados em infográficos e sínteses produzidas pela equipe do Instituto Patrícia Galvão com o apoio de especialistas parceiras. O objetivo é estimular e subsidiar a divulgação de informações e o debate sobre questões críticas em relação à violência contra as mulheres no Brasil – seja por jornalistas, comunicadores, ativistas, gestores, profissionais que trabalham com o tema, estudantes e interessados em geral.

[Acesse aqui]

De 2012 a 2020: Portal Compromisso e Atitude pela Lei Maria da Penha

O Instituto Patrícia Galvão esteve envolvido nas ações de comunicação da Campanha “Compromisso e Atitude pela Lei Maria da Penha – A lei é mais forte”, uma iniciativa conjunta do Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, Poder Legislativo e Governo Federal, por meio da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República e o Ministério da Justiça. A Campanha teve como objetivo unir e fortalecer os esforços nos âmbitos municipal, estadual e federal para dar celeridade aos julgamentos dos casos de violência contra as mulheres e garantir a correta aplicação da Lei Maria da Penha. Administrado pelo Instituto Patrícia Galvão, o Portal Compromisso e Atitude foi uma das principais ferramentas de comunicação da Campanha, que incluiu também a produção e distribuição do Informativo Compromisso e Atitude, nas versões impressa e eletrônica.

2013: Projeto #igualdadeemcasa

O projeto consiste em duas plataformas online por meio das quais internautas podem ‘medir’ a divisão de tarefas domésticas em suas residências por meio de uma enquete e conhecer os resultados da pesquisa Trabalho remunerado e trabalho doméstico: uma tensão permanente - realizada em 2013 numa parceria entre o Instituto Patrícia Galvão, o Data Popular e o SOS Corpo. A proposta é convidar a sociedade e refletir sobre a divisão desigual do trabalho doméstico e a sobrecarga que esse desequilíbrio, aliado à falta de políticas públicas, impõe às mulheres.

[Acesse aqui o site da pesquisa e a enquete]

2006: Blog Mulheres de Olho

Em 2006, nas eleições presidenciais, o Blog Mulheres de Olho nas Eleições se constituiu como um espaço de contraponto, onde foram veiculadas notícias e discussões a respeito de políticas públicas e demandas das mulheres no campo do atendimento integral à saúde, com foco nos direitos reprodutivos e no direito ao aborto seguro. O blog tornou-se referência para jornalistas, pesquisadores, ativistas do movimento de mulheres e coordenação de campanha dos principais candidatos. O blog Mulheres de Olho está entre as primeiras experiências de uso deste tipo de ferramenta pelo movimento de mulheres brasileiro. Em 2009, o blog deixou de ser atualizado e a marca Mulheres de Olho tornou-se uma das seções do portal da Agência Patrícia Galvão.

De 2004 a 2009: Portal Violência Contra a Mulher

Lançado em 2004, o Portal Violência Contra a Mulher tornou-se uma referência no tema da violência de gênero no Brasil por seu caráter informativo, de conteúdo diversificado, preciso e atualizado. Foi concebido como um espaço para promover a integração de conteúdos de diversas instituições e organizações, em que profissionais da imprensa podiam encontrar sugestões de pautas e indicações de fontes para realizar coberturas aprofundadas sobre o tema da violência contra as mulheres. Hoje, quem acessa o endereço do Portal Violência é redirecionado para o portal da Agência Patrícia Galvão, que tem a violência contra a mulher como um de seus temas-foco.

EVENTOS E OFICINAS

Desde 2003:  Oficinas de Mídia (media training)

A proposta das Oficinas de Mídia é sensibilizar ativistas, lideranças sociais e especialistas para que, antes de qualquer entrevista, façam a si mesmos as seguintes perguntas: O que tenho a informar? Como transmitir ao público informações e conceitos de forma simples e clara? Como comunicar para a população questões complexas e fundamentais? Desde 2003, o Instituto Patrícia Galvão já realizou uma série de Oficinas de Mídia em todas as regiões do país, com participantes que trabalham com temas complexos e que geram polêmicas, como os direitos sexuais e reprodutivos, o racismo, a violência contra as mulheres, a homofobia, a bioética etc. Para a maioria das/os participantes, as Oficinas possibilitam uma revisão de sua relação com a mídia e um exercício de empoderamento pessoal e coletivo para disputar espaço e significados nos meios de comunicação. As Oficinas oferecem aportes para uma performance mais qualificada nas diferentes situações de entrevistas, debates e outros tipos de intervenção nos veículos.

2017: Diálogos entre imprensa e especialistas sobre violência sexual

Considerando as peculiaridades do tema da violência sexual e as dificuldades que as/os profissionais de imprensa encontram para obter dados atualizados e confiáveis sobre o assunto, o projeto apoiado pela Secretaria de Políticas para as Mulheres do governo federal visa aproximar jornalistas e especialistas para influenciar a cobertura, possibilitando a contextualização e o aprofundamento do debate público sobre a questão.

2017: Diálogos sobre a Cobertura do Aborto no Brasil

Desenvolvido em uma parceria da Global Health Strategies Brasil e Instituto Patrícia Galvão, o projeto “Jornalistas dialogam sobre as possibilidades e os limites da cobertura sobre aborto no Brasil” visa explorar oportunidades de influenciar a cobertura sobre o tema do aborto por meio da análise do contexto dessa cobertura, da compreensão sobre os desafios nas redações e do fortalecimento dos relacionamentos e parcerias estratégicas.

2015: 1º Seminário Internacional Cultura da Violência contra as Mulheres

Realizado pelo Instituto Patrícia Galvão e Instituto Vladimir Herzog no Sesc Pinheiros, nos dias 20 e 21 de maio em São Paulo, o evento reuniu mais de mil participantes vindos de diversas partes do Brasil e de países como México, Inglaterra, EUA, Argentina, Jamaica e Costa Rica.

[Saiba mais]

De 2004 a 2016: Seminário Nacional a Mulher e a Mídia

Partindo da visão de que a informação, o conhecimento e o debate plural são elementos vitais para a construção de propostas de políticas públicas de comunicação com as perspectivas de gênero e raça/etnia, entre 2004 e 2016, a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM) realizou os Seminários Nacionais A Mulher e a Mídia em parceria com a ONU Mulheres e o Instituto Patrícia Galvão. Este espaço propiciou aportes para o amadurecimento e a evolução do debate sobre o tema mulher e mídia, reunindo diferentes segmentos: profissionais de mídia, pesquisadoras/es dos campos de gênero e diversidade, gestoras de organismos de promoção da igualdade de gênero, ativistas dos movimentos de mulheres, profissionais de comunicação do terceiro setor e estudantes de comunicação.

Seminário A Mulher e a Mídia 9 | Seminário A Mulher e a Mídia 8 | Seminário A Mulher e a Mídia 7 | Seminário A Mulher e a Mídia 6 | Seminário A Mulher e a Mídia 5 | Seminário A Mulher e a Mídia 4   

De 2010 e 2011: Diálogos sobre Liberdade de Expressão e Diversidades

A série de seminários Diálogos sobre Liberdade de Expressão e Diversidades, realizada pelo Instituto Patrícia Galvão entre 2010 e 2011, teve o objetivo de propiciar um espaço de discussão sobre as diversidades no âmbito da comunicação no contexto democrático, numa perspectiva de gênero, raça/etnia e orientação sexual. As formas como as mídias retratam as diversidades e seus impactos na construção de sociedades democráticas foram discutidas entre especialistas, ativistas pela democratização da comunicação, feministas, pesquisadores e jornalistas.

Liberdade de Expressão e Diversidade em um Contexto Democrático | Liberdade de Expressão e Diversidade de Raça e Etnia | Liberdade de Expressão e Diversidade de Gênero | Liberdade de Expressão e Diversidade de Orientação Sexual

CAMPANHAS

2019: Campanha #ArmadasDeInformação

Realizada durante o mês de março, a campanha teve como objetivo pautar o debate sobre a flexibilização da posse de armas de fogo desde uma perspectiva feminista, antirracista e não transfóbica. Além de reportagens na mídia, foram desenvolvidas peças de comunicação com dados, informações e depoimentos, sobretudo, de mulheres negras, LBTs, indígenas, camponesas e periféricas, que são as mais atingidas pela violência. Estiveram à frente da ação, que também contou com a participação de especialistas e operadoras do sistema de Justiça, um coletivo formado por seis organizações feministas e de direitos humanos - Instituto Patrícia Galvão, Marcha das Mulheres Negras de São Paulo, Blogueiras Negras, Mídia Índia, Ação Educativa e Nós, Mulheres da Periferia, com o apoio do projeto Diálogos Nórdicos – uma iniciativa das embaixadas nórdicas no Brasil (Dinamarca, Finlândia, Noruega e Suécia) e do Instituto Cultural da Dinamarca.

[Clique aqui para acessar na íntegra as ações da campanha]

De 2004 a 2006: Campanha sobre violência doméstica para TV e rádio

2006       Onde Tem Violência, Todo Mundo Perde       [Saiba mais, assista aos spots]

2005       Chega de Esconder       [Saiba mais, assista aos spots]

2004       Onde Tem Violência, Todo Mundo Perde       [Saiba mais, assista aos spots]

PUBLICAÇÕES

IPG_CampanhaOndeTemViolenciaTodoMundoPerde2004Capa

Onde tem violência, todo mundo perde

REALIZAÇÃO: Instituto Patrícia Galvão
ANO: 2004
Assassinato de Mulheres em Pernambuco

Assassinato de Mulheres em Pernambuco

REALIZAÇÃO: Instituto Patrícia Galvão
ANO: 2006
Comunicação e mídia para profi ssionais de saúde que atuam n

Comunicação e Mídia para Profissionais de Saúde

REALIZAÇÃO: Instituto Patrícia Galvão
ANO: 2007
capa_Imprensa-e-Agenda-de-Direitos-das-Mulheres-uma-analise-das-tendencis-da-cobertura-jornalistica_InstitutoPatriciGalvao_ANDI-1-1

Imprensa e Agenda de Direitos das Mulheres: uma análise das tendências...

REALIZAÇÃO: ANDI – Comunicação e Direitos e Instituto Patrícia Galvão
ANO: 2011
2014_Trabalho remunerado e trabalho doméstico no cotidiano das mulheres-1

Trabalho Remunerado e Trabalho Doméstico no Cotidiano das Mulheres

REALIZAÇÃO: Instituto Patrícia Galvão e SOS Corpo
ANO: 2014
Captura de Tela 2022-06-23 às 17.01.01

Viver sem violência é direito de toda mulher: Entenda a Lei...

REALIZAÇÃO: Instituto Patrícia Galvão
ANO: 2015
Livro_Feminicidio_capa-206×300

Feminicídio #InvisibilidadeMata

REALIZAÇÃO: Instituto Patrícia Galvão
ANO: 2017
2019_Imprensa e Direitos das Mulheres – papel social e desafios da cobertura sobre feminicídio e violência sexual_InstitutoPatríciaGalvão-1

Imprensa e Direitos das Mulheres: papel social e desafios da cobertura...

REALIZAÇÃO: Instituto Patrícia Galvão
ANO: 2019

OUTRAS AÇÕES E PROJETOS

2018: Edital “Jornalismo Investigativo em Direitos Humanos, Aborto e Saúde Pública”

Lançado em março de 2018 pelo Instituto Patrícia Galvão e seus parceiros Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) e Global Health Strategies, o edital teve como objetivo estimular a realização de reportagens investigativas sobre questões e histórias pouco exploradas pela imprensa que contribuam para o aprofundamento do debate público sobre a problemática do aborto no país a partir de uma perspectiva de direitos humanos e saúde pública. Os critérios para a seleção incluíram: adequação aos termos e temas do edital, qualidade de elaboração da proposta, inovação, viabilidade financeira e de realização, urgência do tema, bem como alcance e capacidade de influenciar o debate público. As cinco propostas apoiadas no valor de até R$ 10 mil abordaram temas relacionados ao aborto entre mulheres indígenas, impactos do aborto na saúde, nas relações familiares e afetivas, aborto clandestino, misoprostol e aborto no Congresso Nacional

[Saiba mais]

2013: Concurso de vídeos de 1 minuto

Realizado em 2013, com apoio da Fundação Ford, o Concurso de vídeos de 1 minuto A mulher brasileira quer se ver nas propagandas na TV premiou seis projetos audiovisuais sobre a representação das mulheres na publicidade televisiva, tendo como subsídio os resultados da pesquisa Representação das mulheres nas propagandas na TV.