16ª Parada do Orgulho LGBT de São Paulo – 10/06/2012

08 de junho, 2012

(Associação da Parada do Orgulho GLBT de SP) No próximo domingo (10), milhões de pessoas vão prestigiar mais uma manifestação contra a homofobia e em defesa da cidadania de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais (LGBT) na Avenida Paulista. Sob o tema “Homofobia tem cura: educação e criminalização!”, 14 trios elétricos vão desfilar desde o Museu de Arte de São Paulo (MASP), a partir das 12h, descendo a Rua da Consolação até a Praça Roosevelt, quando ocorre a dispersão, por volta das 18h.

Serão três trios oficiais da Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo (APOGLBT), dois trios das Coordenadoria de Assuntos da Diversidade Sexual da Prefeitua de São Paulo (CADS), um de entidade do movimento LGBT (ABCD’S), quatro trios de entidades sindicais (CUT, SINTRATEL, SECSP e APEOESP), um de entidade do movimento LGBT (ABCDs), dois de casas noturnas (Freedom Club e The L Club), um do site de relacionamentos Disponível.com e um da personalidade drag queen Salete Campari. Os trios da APOGLBT são o de Abertura, o da Diversidade (7º) e o último, trazendo uma campanha pela paz e pela valorização das famílias homoafetivas.

Prioridades
Segundo o coordenador de trios da APOGLBT, Nelson Matias, a ordem dos caminhões foi definida conforme as inscrições se confirmavam com a documentação necessária. Uma vez a Associação definindo onde estaria seus carros (1, 7 e 14) e as CADS definindo a posição 8 e 9, os demais espaços ficaram livres para as instituições e empresas escolherem seus lugares na avenida.

Autoridades
Antes de dar a largada nos caminhões, a APOGLBT realiza no teatro Raul Cortez, da Fecomércio, às 9h, mais uma entrevista coletiva com autoridades, parlamentares, prefeito e governador, além de lideranças do movimento LGBT brasileiro e parceiros, como os patrocinadores master Petrobras e Caixa Econômica Federal. Na ocasião será lido o manifesto sobre o tema da Parada pelo presidente da Associação, Fernando Quaresma.

Milhões
Após consolidar mais de três milhões de participantes nas últimas edições, cumprindo uma das principais finalidades da manifestação desde a sua fundação em 1997, que era dar visibilidade à população LGBT, a APOGLBT não fará a contagem de manifestantes. A preocupação da entidade, agora, é dar visibilidade às demandas pelo combate à homofobia e defesa de direitos de LGBT. Mesmo questões de infraestrutura, como os cerca de 1500 policiais e agentes de segurança que atuam nas últimas edições da Parada, já estão consolidados como a demanda necessária para manter a qualidade do atendimento à população, independente da variação do número de participantes.

Segue a ordem dos trios na Parada:
1º Abertura (oficial APOGLBT)
2º Central Única dos Trabaçhadores (CUT)
3º Sindicato dos Trabalhadores em Telemarketing (SINTRATEL)
4º Freedom Club
5º Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (APEOESP)
6º Sindicato dos Comerciários de São Paulo (SECSP)
7º Diversidade (oficial APOGLBT)
8º Coordenadoria de Assuntos da Diversidade Sexual de São Paulo (CADS)
9º Coordenadoria de Assuntos da Diversidade Sexual de São Paulo (CADS)
10º Trio das Lésbicas (parceria APOGLBT com The L Club)
11º ONG Ação Brotar Pela Cidadania e Diversidade Sexual (ABCD’S)
12º Disponível.com
13º Salete Campari
14º Paz / Casamento (oficial APOGLBT)

16º Mês do Orgulho LGBT de São Paulo
Ocorre desde o dia 8 de maio o 16º Mês do Orgulho LGBT de São Paulo, calendário anual de atividades culturais e político-sociais promovido pela APOGLBT que nesta edição traz o tema “Homofobia tem cura: educação e criminalização!”.

Além da 16ª Parada do Orgulho LGBT, ainda estão programados para esta semana a 12ª Feira Cultural LGBT, o 12º Prêmio Cidadania em Respeito à Diversidade e o 12º Gay Day. Confira todos os detalhes da programação oficial e conheça também a programação paralela.

16aparadalgbt600

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas