São 30 anos de muitas conquistas, desafios e verdadeiras batalhas travadas para garantia dos diretos das mulheres. Como uma organização feminista antirracista, o Cfemea existe para incomodar, para deslocar e transgredir. E mesmo em um contexto político de retrocessos e de perseguições políticas, as lutas e a persistência do movimento feminista antirracista é a nossa razão de existência.
Nessas décadas, o CFEMEA atuou para a construção e efetivação de dezenas de leis, sendo a Lei do Planejamento familiar (1996) e a Lei Maria da Penha (2007) dois importantes marcos dessas conquistas. Esteve também nos processos de construção e articulação internacional como a Plataforma de Pequim (95) e de Cairo (94).
Nos últimos anos, o CFEMEA direcionou sua atuação para promover a sustentabilidade do ativismo, sabendo que só assim permaneceremos na luta. Os processos de formação política e do autocuidado e cuidado entre ativistas são base para nos mantermos firmes frente a essa contraofensiva conservadora.
13 de Novembro às 19h
Abertura da exposição “CFEMEA 30 anos – Seguimos na Subversão”.
21 de Novembro às 19h
Cinedebate “Diálogos Feministas sobre violência contra as Mulheres”
Local: Espaço Kifanda
Endereço: CONIC– Conjunto Baracat – Subsolo – Sala 63
06 de Dezembro às 19h
Roda de Conversa sobre movimentos feministas antirracistas e lançamento do livro “CFEMEA 30 anos de lutas feministas”
Local: Sebinho
Endereço: SCLN 406 -Bloco C – Loja 44
07 de Dezembro a partir das 22h
Festa de 30 anos do CEMEA
Local: Birosca
Endereço: SDS – Brasília, DF, 70300-970