Dia Latino-Americano pela Legalização do Aborto na América Latina e Caribe – 28 de Setembro

05 de setembro, 2010

O 28 de setembro foi escolhido como data para a promoção de ações contra a criminalização das mulheres que realizam aborto no 5º Encontro Feminista Latino-Americano e do Caribe (Argentina, 1990). 
 
No Brasil, a Frente Nacional contra a Criminalização das Mulheres e pela Legalização do Aborto foi criada em 28 de setembro de 2008 para atuar contra a criminalização das mulheres de Mato Grosso do Sul. Neste estado, uma clínica que realizava abortos de forma clandestina foi fechada e duas mil mulheres tiveram suas vidas devassadas e expostas publicamente. Atualmente, corre um processo contra as mulheres que supostamente abortaram e as trabalhadoras da clinica.

A Frente Nacional Contra a Criminalização das Mulheres e pela Legalização do Aborto é composta não somente pelos movimentos feministas, mas envolvem também diversos movimentos populares e rurais, sindicais, de juventude, conselhos profissionais de categorias, órgãos como OAB, entidades de direitos humanos, partidos políticos, parlamentares e outros.

Leia o Boletim da Campanha 28 de Setembro (em espanhol)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas