Festival Latinidades começa em Brasília na quarta-feira

17 de julho, 2015

(Portal Brasil, 17/07/2015) Vasta programação cultural terá filmes, shows, debates, entre outras atividades. Cinema negro é o tema principal da edição 2015

Desde sua concepção, o festival Latinidades tem como principal objetivo discutir questões relacionadas à mulher afro latino-americana e caribenha. Em 2015, o evento, sediado em Brasília, chega à oitava edição com o tema “cinema negro”. De 22 a 26 de julho, a sala, o foyer e a área externa do Cine Brasília (tradicional espaço da sétima arte na capital brasileira) receberão uma série de atividades, como debates, palestras, oficinas, shows e exibição de filmes.

Afinal, o que é o cinema negro? Que cinema está sendo produzido na diáspora negra? Quais os circuitos onde é possível acessar esta produção? Como está representada a imagem da mulher negra no cinema? Como criar uma rede de circulação da produção cinematográfica/audiovisual produzida por pessoas negras, valorizando temas específicos e transversais? Esses são alguns dos temas propostos para o Latinidades 2015 e que serão abordados ao longo dos cinco dias do evento.

Participarão do Latinidades pessoas envolvidas com a questão negra em diversas manifestações, como música, literatura, dança, audiovisual, educação e produção acadêmica, e ações de promoção de igualdade – como Cida Abreu, presidenta da Fundação Palmares; Cida Bento, Coordenadora-executiva do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades (CEERT) e coordenadora geral do Prêmio Educar para a Igualdade Racial e de Gênero; a musicista pernambucana Mãe Beth de Oxum; e Wania Sant’Anna, consultora para o Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça e Subcomissão de Diversidade da Petrobras.

Entre as convidadas internacionais estão as americanas Kathleen McGhee Anderson, premiada roteirista e produtora de televisão, teatro e cinema; e Yaba Blay, professora universitária da disciplina Estudos Africanos, na Universidade de Drexel (EUA).

Também virão para o Brasil participar do evento a coreógrafa, cantora, pesquisadora, roteirista e diretora colombiana Esperanza Bioho Perea Martinez (criadora da Fundação Cultural Colômbia Negra e gerente dos Encontros Internacionais de Expressão Negra) e franco-camaronesa Pascale Obolo, cineasta feminista e editora-chefe da revista Afrikadaa.

As cantoras Elza Soares, a inglesa com ascendência nigeriana Folakemi, a paulista Tássia Reis e a paranaense Karol Conka, entre outras, se apresentarão no Latinidades 2015. O evento é gratuito. Informações no site www.afrolatinas.com.br.

PROGRAMAÇÃO

22 de julho (quarta-feira)
10h: performance Cia. Os Crespos
10h20: mesa de abertura: Cultura e educação – Interações no combate ao racismo e na valorização de identidades negras (com Cida Abreu, Mãe Beth de Oxum, Cida Bento, Wania Sant’Anna e Dalila Negreiros)
14h: cinema (curtas-metragens): Vovó Leontina, Pety Pode Tudo e The Summer of Gods
15h: mesa: Afinal, o que é cinema negro? (com Janaína Oliveira, Edileuza Penha, Kathleen McGhee Anderson e Ceiça Ferreira)
17h: conferência: Yaba Blay (mediadora: Aida Feitosa)
18h30: lançamento da Década Internacional dos Afrodescendentes no Brasil
19h: performance Cia. Os Crespos
19h30: exibição do filme: My name is now
21h30: show Elza Soares

23 de julho (quinta-feira)
10h: mesa: A Internet como território negro: afroimaginários, diálogos e resistência (com Kênia Maria, Dom Filó, Everlane Moraes, Mestre TC e Juliana Nunes)
14h: cinema (curtas-metragens): KBELA, Mulheres de barro, Teresa, Caixa D’Água – Qui-Lombo é esse?
15h: mesa: Representações de mulheres negras no cinema (com Ceiça Ferreira, Juliana Vicente, Janaína Damaceno, Viviane Ferreira e Ana Paula Alves Ribeiro)
17h: mesa: Encontros, mostras e festivais: difusão da produção cinematográfica/audiovisual negra e africana (com Sabrina Fidalgo, Esperanza Bioho Perea Martinez, Pascale Obolo e Janaína Oliveira)
18h30: Orquestra de Berimbaus
19h: cinema: Nos bastidores da fama
21h30: show Folakemi (Inglaterra)

24 de julho (sexta-feira)
9h às 17h: oficina de capoeira com Mestre Cobra Mansa (local: Ilumina – Espaço de cultura holística – Lago Norte)
10h: mesa: Narrativas de mulheres negras (com Stephanie Ribeiro, Keila Serruya, Kiusam Oliveira, Rubia Rafaiya Esquerdo e Adélia Mathias)
14h: cinema (curtas-metragens): As minas do rap, Cinzas, o filme e Somos Krudas
15h: mesa: Estéticas da periferia (com Goli Guerreiro, Jeferson De, Vilma Neres, Rico Dalasam e Ana Flávia Magalhães Pinto)
17h: mesa: Rotas e roteiros: produção audiovisual e literatura (com Teresa Cárdenas, Fernanda Felisberto, Yasmin Thayná, Eliane Gonçalves e Conceição Evaristo)
19h: cinema: I love kuduro
19h30: Slam das Minas – Latinidades
22h: show Tássia Reis (SP)

25 de julho (sábado)
09h: Chamada de Mulher (local: Escola Classe do Varjão)
10h às 18h: Quilombinho – lounge infantil (pintura de rosto, oficinas, brinquedos, cineminha, contação de histórias)
10h: oficina de ritmos africanos na Ceilândia – Jovem de Expressão (local: Ceilândia, Praça do Cidadão)
10h: oficina de horta orgânica
10h: reunião da Marcha de Mulheres Negras
12h: roda de samba com Nãnan Matos
14h: Lançamentos literários (4 lançamentos)
14h: oficina de arte educação: porta lápis criativos – espaço infantil
15h: cinema: Pelo malo
17h: cinema: Rainha Njinga
18h30: desfile infantil Lulu e Lili
19h: cinema: Libertem Angela Davis
19h: DJ Chocolaty com baile charme
22h: Festa Latinidades (local: Parque da Cidade, estacionamento 10): Batidão Sonoro, GOG, Kuduro, DJ A, Rico Dalassan, Negras Sonoras e Karol Conka

26 de julho (domingo)
10h às 18h: Quilombinho – longe infantil (pintura de rosto, oficinas, brinquedos, cineminha, contação de histórias)
10h: Chamada de Mulher – Profissionalização da Capoeira (com Mestra Janja, Mestre Cobra Mansa, Mestre Luiz Renato, Clair da Cunha Moura Junior, Ivaldo Ananias Machado da Paixão)
12h: roda de capoeira
15h: oficina Lili e Lulu – espaço infantil (pintura facial tradicional africana e turbantes para crianças)
15h: cinema: Jogo de corpo – Capoeira e ancestralidade
17h: oficina de danças afro-brasileiras (com Renata Lima)
18h: roda de samba com Filhos de Dona Maria e participação Teresa Lopes

Fonte: Portal Brasil e Festival Latinidades

Acesse no site de origem: Festival Latinidades começa em Brasília na quarta-feira (portal Brasil, 17/07/2015)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas