Católicas promove atividade sobre gênero e religião no Fórum Social Mundial 2018
(Católicas pelo Direito de Decidir, 09/03/2018 – acesse no site de origem)
No dia 14 de março de 2018, às 10h, Católicas pelo Direito de Decidir – CDD promoverá um diálogo sobre gênero e religião, na Universidade Federal da Bahia, na Tenda 8M localizada no Pavilhão de Aulas Reitor Serpa (Antigo PAF 1), sala 201. A atividade integra a extensa programação do Fórum Social Mundial – FSM, que acontece neste ano em Salvador, na Bahia. Saiba mais sobre a atividade aqui.
A ação propõe levantar reflexões sobre as contradições manifestadas nas religiões cristãs sobre as desigualdades de gênero, trazendo as experiências de CDD na construção de um discurso ético-teológico feminista que defenda a autonomia das mulheres, a diversidade sexual, a justiça social e o direito a uma vida sem violência.
Participarão do diálogo Regina Soares Jurkewicz, integrante da coordenação da ONG, e as integrantes do Grupo de Multiplicadoras de CDD, Maria Carmela Barone e Zélia Martinez. Para Regina, é importante debater questões de gênero e religião, já que a temática está presente na sociedade brasileira, uma vez que há uma ação dos setores conservadores das igrejas para interferir na conjuntura política do Brasil.
“Discutir gênero, hoje, é fundamental uma vez que a gente vem sofrendo um ataque de setores religiosos conservadores que resolvem chamar de ‘ideologia de gênero’ todo trabalho que busca conscientizar as pessoas sobre a importância de lutar contra as desigualdades de gênero”, comenta Jurkewicz.
Sobre o FSM 2018:
O FSM é um evento onde organizações e movimentos sociais se encontram para impulsionar mudanças e apontar caminhos para superar desigualdades sociais. Contrapondo-se ao projeto político neoliberal proposto pelo Fórum Econômico Mundial, o FSM surge em 2001, e sua primeira edição aconteceu em Porto Alegre. Desde então, o evento já passou por diversos países como Caracas, Belém, Dacar, Montreal, entre outros.
Segundo Regina, a participação de Católicas pelo Direito de Decidir no FSM é bastante significativa. “Através dessa participação, nos vinculamos a outras lutas, nacionais e internacionais, dos setores que querem fazer um processo de transformação social e chegar a uma diminuição das desigualdades do ponto de vista não só do gênero, mas também da raça e da classe social”.
O FSM de 2018 acontece entre os dias 13 e 17 de março, na UFBA e em outros lugares de Salvador. Confira outras atividades:
- Circo fundamental contra los fundamentalismos;
- Exposição Olha lá vai passando a procissão: o rádio e a televisão como instrumentos de fé da política no Brasil;
- Oficina de Diálogo Inter-religioso;
- Tua boca é fundamental contra os fundamentalismos: lançamento da campanha;
- Intolerâncias e Fundamentalismos;
- As igrejas na resistência aos cenários de golpe na América Latina.