Instituto Avon promove Fórum Fale sem Medo, São Paulo, 03/12/2014

01 de dezembro, 2014

O Fórum Fale sem Medo será realizado no dia 3 de dezembro (quarta-feira), das 9 às 17h, no Espaço Trivento (R. Gomes de Carvalho, 1741 – Vila Olímpia, São Paulo).

Estarão presentes especialistas no tema da violência contra mulheres, operadores do Direito, representantes de governos e organismos internacionais, jornalistas, feministas, ativistas e representantes de organizações empresariais.

PROGRAMAÇÃO

9h – Abertura

10h – Painel 1: Pesquisa Instituto Avon/Data Popular ‘Violência contra a mulher: o jovem está ligado?’
Apresentação dos dados:
Maíra Saruê, diretora de pesquisas do Data Popular.

Debatedoras:
Vera Aldrighi – socióloga, especialista em pesquisas de opinião e comportamento.
Heloísa Buarque de Almeida – professora do Departamento de Antropologia da FFLCH/USP, pesquisadora dos temas de gênero, mídia, consumo, família e corpo.
Negra Li – cantora e compositora, integra o grupo de artistas que cederam o uso de sua imagem e voz no vídeo da Campanha Quem Ama Abraça.

Mediadora:
Joana Chagas – mestre em Direitos Humanos pela London School of Economics and Political Science e representante da ONU Mulheres no Brasil.

12h – Brunch

13h15 – Painel 2: Namorado, rolinho, ficante: direito ao controle?
Depoimento:
Ana Paula Alves – artista plástica, professora, grafiteira e integrante da Rede Nami, falará sobre sua experiência com a violência no namoro e de como o ativismo ajudou a superar os traumas da relação violenta.

Debatedoras:
Silvia Chakian – promotora de Justiça do Ministério Público do Estado de São Paulo e coordenadora do Gevid – Grupo de Atuação Especial de Enfrentamento à Violência Doméstica do MPSP.
Bárbara Lopes – jornalista, integra a área de juventude da ONG Ação Educativa.
Camila Lainetti – estudante de Engenharia, integra o Grupo PoliGen de Estudos de Gênero da Escola Politécnica da USP, e participou da maratona de hackers realizada em 2014 no Congresso Nacional – Hackathon – para desenvolvimento de aplicativos contra a violência contra a mulher e pela igualdade de gênero.

Mediadora:
Patrícia Zaidan – editora de comportamento da revista Claudia.

14h30 – Relato: Silmara Conchão – secretária de Políticas para as Mulheres da Prefeitura de Santo André apresentará o projeto de formação de educadores da rede pública do município.

Apresentação da Campanha Quem Ama Abraça – Patrícia Mourão/Redeh

14h45- Coffee Break

15h40 – Painel 3: Cyber Vingança: violência contra a mulher na web
Depoimento:
Rose Leonel – jornalista, vítima de cyber vingança, fundadora da ONG Marias da Internet.

Debatedores:
Beatriz Accioly – pesquisadora do Núcleo de Estudos sobre Marcadores Sociais da Diferença do Departamento de Antropologia da FFLCH/USP, especialista no tema da violência contra a mulher na web.
Mário Higuchi – promotor de Justiça do Ministério Público do Estado de Minas Gerais, titular da Coordenadoria Estadual de Combate aos Crimes Cibernéticos do MPMG.
Marta Rodriguez de Assis Machado – professora da Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas e pesquisadora do Núcleo Direito e Democracia do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), com ênfase nos temas de responsabilidade e legitimidade democrática, racismo e gênero.

Mediadora
Dolores Orosco – editora de comportamento da revista Marie Claire.

17h – Encerramento: Lírio Cipriani – diretor executivo do Instituto Avon

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas