Lançamento da cartilha “Mulheres com Deficiência – Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos” – Porto Alegre/RS, 24/08/2016

774
0
Compartilhar:
image_pdfPDF

“Viver a sexualidade com liberdade, podendo escolher parcerias, métodos contraceptivos e não sofrer discriminação é um direito de todas as pessoas. As mulheres com deficiências têm esses direitos violados e negados, pois se deparam com preconceitos e discriminação de gênero agravadas por terem corpos ou habilidades diferentes” (Reprodução de texto da Cartilha)

Data: 24 de agosto de 2016 (quarta-feira)
Horário: 17h
Local: auditório do Sindicato dos Professores do Ensino Privado do RS (Sinpro/RS) – Avenida João Pessoa, 919 – Porto Alegre (RS)

O Grupo Inclusivass e a ONG Coletivo Feminino Plural, em parceria com Programa de Gênero e Religião das Faculdades EST e a Campanha He For She/RS da ONU Mulheres, convidam para o lançamento da Cartilha “Mulheres com Deficiência – Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos”. O lançamento ocorrerá no dia 24 de agosto de 2016 (quarta-feira), das 17h às 19h, no auditório do Sinpro/RS. O evento integra as atividades da XIX Semana da Pessoa com Deficiência de Porto Alegre e marca os 10 anos da Lei Maria da Penha. Conta ainda com o apoio da Rede Feminista de Saúde Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos, do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Porto Alegre e do Sinpro/RS.

No Brasil, há 25.800.681 mulheres com deficiência, o equivalente a 26,5% da população, segundo dados do IBGE (Censo de 2010). No Rio Grande do Sul, são 3, 5 milhões de mulheres com deficiência.  A Cartilha “Mulheres com Deficiência Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos” traz informações sobre o que é e quais são os tipos de deficiência, e como se dá a intersecção com violência de gênero, diversidade sexual, religião, direitos sexuais, direitos reprodutivos, direito de atenção à saúde, além de trazer uma lista de telefones e endereços úteis das redes de atendimento.

Formado em 2014 com o objetivo de ampliar a participação e inclusão das mulheres com deficiência nas políticas públicas, o Grupo Inclusivass desenvolve projetos de conscientização de direitos e redução de barreiras para o exercício pleno da cidadania. O projeto intitulado TODAS SÃO TODAS visa a incluir as mulheres com deficiência nas políticas de enfrentamento à violência doméstica e demais políticas.

Promoção: Grupo Inclusivass, Coletivo Feminino Plural e Programa de Gênero e Religião das Faculdades EST

Apoio: Sinpro/RS, Rede Feminista de Saúde Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos e Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Porto Alegre

FONTES PARA ENTREVISTAS – Grupo Inclusivass

Josiane França: (51) 84437657
Vitória Bernardes: (51) 84235985
Carolina Santos: (51) 85165966 ou (51) 91150096

Jornalista Clara Glock: (51) 99119047

Compartilhar: