Lançamento dos vídeos da série Diálogos sobre Liberdade de Expressão e Diversidades – SP, 31/08/2011

17 de agosto, 2011

Acesse os vídeos das quatro edições da Série

Lancamento_Convite

Fundação Carlos Chagas e Instituto Patrícia Galvão lançam vídeos da
Série Diálogos sobre Liberdade de Expressão e Diversidades

Material será utilizado para ampliar debate sobre diversidade e direito à comunicação

A Fundação Carlos Chagas e o Instituto Patrícia Galvão promovem no próximo dia 31 de agosto, na Livraria Cultura, em São Paulo, o lançamento dos vídeos da série “Diálogos”. A série de debates teve início em 2010, após a 1ª Conferência Nacional de Comunicação (Confecom), com o objetivo de propiciar um espaço de discussão sobre as diversidades no âmbito da comunicação.

As formas como as mídias retratam a diversidade de gênero, raça/etnia e orientação sexual e seus impactos na construção de sociedades democráticas foram alguns dos temas discutidos com especialistas, como Maria Luiza Heilborn (doutora em Antropologia Social pelo Museu Nacional/UFRJ e coordenadora do CLAM – Centro Latino-Americano em Sexualidade e Direitos Humanos), Maria Aparecida Bento (professora doutora em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo e diretora do Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades – CEERT), Sergio Amadeu (doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo e professor da Universidade Federal do ABC e ex-presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação) e Bruno Leal (coordenador de pesquisa sobre Mídia e Homofobia da Universidade Federal de Minas Gerais), entre outros.

A Série Diálogos buscou aprofundar o tema da Liberdade de Expressão e Diversidade numa perspectiva de gênero, raça / etnia e orientação sexual no contexto democrático, sem receio do contraditório. “A comunicação é uma questão política da maior importância no Brasil e deve ser debatida por pessoas que atuam em diferentes campos. Este não é um campo exclusivo de especialistas”, afirma Jacira Melo, diretora executiva do Instituto Patrícia Galvão.

“Com o lançamento desses vídeos, queremos oferecer e sensibilizar as universidades, organizações e centros de pesquisas que atuam no campo do direito à comunicação e direitos das mulheres para que este debate seja ampliado e aprofundado”, diz Maria de Lourdes Rodrigues, coordenadora dos Diálogos.

Os vídeos da série Diálogos serão disponibilizados nas redes sociais e nos sites do Instituto Patrícia Galvão e da Fundação Carlos Chagas.

Para Sandra Unbehaum, coordenadora do Departamento de Pesquisas Educacionais da Fundação Carlos Chagas, é preciso provocar agora os debates dentro dos cursos de Jornalismo. “Esperamos contribuir para mudar o comportamento das mídias frente a cada questão colocada”, ressalta.

A série “Diálogos sobre Liberdade de Expressão e Diversidades” é uma realização do Instituto Patrícia Galvão com apoio da Fundação Ford e Secretaria de Políticas para as Mulheres, em parceria com a Fundação Carlos Chagas, CLAM – Centro Latino Americano em Sexualidade e Direitos Humanos, ANDI – Agência de Notícias dos Direitos da Infância e Geledés – Instituto da Mulher Negra.

Contatos para a imprensa: Perspectiva Comunicação

Debora Vieira – [email protected]
Daniela Garrafoni – [email protected]
Tel.: (11) 3706-3333 / www.perspectivabrasil.com.br / @PerspectivaPR

 

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas