Lançamento e seminário do projeto Cartografia de Direitos Humanos, São Paulo, 4, 6 e 7/11

29 de setembro, 2014

Coordenado pela professora Rossana Rocha Reis, do Departamento de Ciência Política da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, o projeto Cartografia de Direitos Humanos de São Paulo contempla o lançamento do site www.cartografiadh.iea.usp.br, com entrevistas em vídeo com jornalistas, militantes sociais e ativistas que vivenciaram a prática dos direitos humanos em São Paulo. Além de inauguração da plataforma digital dia 4/11 no Centro Universitário Maria Antônia, o evento de abertura também contemplará exposição fotográfica.

O site traz, ainda, um mapeamento – a Cartografia – com fotografias de marcos espalhados pela metrópole, divididos entre os seguintes roteiros:

Não-Discriminação Racial;
Não-Discriminação por Sexo e Gênero;
Direito ao Trabalho;
Direitos Civis e Acesso à Justiça;
Direito à Cidade;
Migração;
Liberdade de Expressão e de Reunião;
Luta pelo Estado de Direito e Movimentos Políticos.

A agenda ainda conta com um Seminário no Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP nos dias 06 e 07/11. O evento sobre o papel da arte na educação para os direitos humanos contará com a participação de artistas, acadêmicos e ativistas. Entre convidados para o seminário, estão confirmados nomes como: a jornalista e psicanalista Maria Rita Kehl; a cineasta Lúcia Murat, a fotógrafa Cláudia Andujar, a artista plástica Rosangela Rennó, além de Ricardo Brodsky, diretor do Museo de la Memoria y los Derechos Humanos, no Chile; o crítico literário Márcio Seligmann; o pesquisador e curador de arte contemporânea Moacir dos Anjos; além do autor e professor de cinema, Ismail Xavier; entre outros.

Um dos principais roteiros é referente à Não-discriminação por gênero. Para pontuar esses marcos, foram escolhidas as referências: Casa sede da União de Mulheres de São Paulo; Jornal Brasil Mulher e Marcha das Vadias.

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas