Live com Conceição Evaristo celebra #NovembrodasCriolas, da ONG Criola – Dia 30/11, às 18h

19 de novembro, 2021

Em celebração ao mês da Consciência Negra, a ONG Criola promove uma live no dia 30 de novembro, às 18h, no Instagram @ongCriola homenageando Conceição Evaristo, romancista, poeta e contista, autora de seis livros e escritora referência do potencial da arte como ferramenta da luta contra o racismo e sexismo no Brasil e no mundo. No evento, a escritora deve compartilhar a força de sua Escrevivência para o registro das memórias afetivas, de lutas e de denúncia sobre as injustiças e iniquidades na vida das mulheres negras. da organização. Também integram o encontro online Lúcia Xavier (Criola) e as escritoras Carolina Rocha e Bianca Santana.

O evento faz parte da retomada utopias e reivindicações dos grupos de mulheres negras ao mesmo tempo em que apresenta suas contribuições e legado para a construção de uma sociedade livre do racismo, da violência e pautada pelo Bem Viver. Por meio da hashtag #NovembrodasCriolas, a organização destaca marcos de lutas traçadas por mulheres negras com vistas a recuperar as atuações de mulheres negras das quais integram e inspiram a instituição.

“A decisão pelo #NovembrodasCriolas se firma na nossa missão institucional de destacar o legado de nós mulheres negras, a consolidação de nossas memórias, nossas estratégias e nossas ferramentas para inovar, como componentes indispensáveis na construção da consciência negra. Queremos mostrar que somos plurais e que esta riqueza de perspectivas inspira nossos valores, consciência e projetam nosso futuro”, afirma Lúcia Xavier, coordenadora geral de Criola.

Durante todo mês, a ONG Criola deve divulgar histórias e ações políticas que trazem outra forma de ver e intervir no mundo, sustentadas nos fundamentos do Bem Viver. Esse conceito agenda os movimentos desde a Marcha de Mulheres Negras, em 2015, sendo o eixo construído e reivindicado em documentos como a Carta das Mulheres Negras (2015) e a Carta das Mulheres Negras ao Supremo Tribunal Federal (2000).

Serviço:

Live Escrevivências de Mulheres Negras

Data: 30/11, às 18h

Com Conceição Evaristo, Lúcia Xavier, Carolina Rocha e Bianca Santana

Acesso: https://www.instagram.com/ongcriola/

 

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas