ONU Mulheres e parceiros promovem evento sobre igualdade de gênero e empoderamento das mulheres, no Museu do Amanhã – Rio de Janeiro/RJ, 28/10/2016

25 de outubro, 2016

“Por um Planeta 50-50 em 2030: Mulheres Do Amanhã” reunirá personalidades de diferentes setores para falar sobre os obstáculos e soluções para alcançar um planeta de igualdade de gênero até 2030. Além das 9 palestras e da roda de conversas, o documentário “Precisamos falar com os homens?” será exibido, pela primeira vez, no Rio de Janeiro. Na ocasião, Museu do Amanhã fará adesão ao movimento ElesPorElas HeForShe

(ONU Mulheres, 26/10/2016 – acesse no site de origem)

A ONU Mulheres, em parceria com a Heads Propaganda, o Twitter Brasil, o Grupo Boticário e o Museu do Amanhã, realizará, nesta sexta-feira (28,) o evento “Por um Planeta 50-50 em 2030: Mulheres do Amanhã”. A programação, que terá início às 14h e se encerrará às 19h, visa a inspirar e fornecer insumos para um debate positivo que aproxime o público de um mundo mais justo e igualitário para todas as pessoas. O evento tem vagas limitadas. As inscrições estão sendo realizadas pelo site www.mulheresdoamanha.com.br

Na primeira sessão, personalidades inspiradoras compartilharão histórias e ideias que têm o potencial de provocar uma transformação social positiva, refletindo sobre a interseccionalidade de gênero e raça no Brasil. Serão palestras curtas (de até 10 minutos) que abordarão questões urgentes que precisam ser resolvidas, como a cultura da discriminação e da violência contra as mulheres no Brasil, e trarão soluções para empoderar as mulheres e alcançar a igualdade de gênero nas diferentes esferas. O encontro será apresentado pela atriz Kenia Maria.

Documentário sobre igualdade de gênero – Além das palestras, será exibido, pela primeira vez, no Rio de Janeiro, o documentário “Precisamos falar com os homens? Uma jornada pela igualdade de gênero”, produzido com base em uma pesquisa nacional sobre machismo e masculinidades realizada pela ONU Mulheres, Papo de Homem e Grupo Boticário, no âmbito do movimento ElesPorElas HeForShe. A exibição do documentário será seguida por uma roda de conversa sobre a formação, sustentação e estratégias de desconstrução dos estereótipos de gênero.

Museu do Amanhã no movimento ElesPorElas – Sabendo que o futuro é uma construção da qual participam todos os seres humanos, cidadãs e cidadãos, na ocasião, o Museu do Amanhã assinará o compromisso ElesPorElas HeForShe pela igualdade de gênero. O museu traz em sua essência uma narrativa sobre como será a vida nas próximas décadas e oferece um ambiente de ideias para que sejam explorados os caminhos para um futuro sustentável e igualitário.

Planeta 50-50 – As Nações Unidas estabeleceram o objetivo de alcançar a igualdade de gênero em um prazo de 15 anos como parte dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Trata-se de uma visão de um planeta 50-50 até 2030, onde homens e mulheres usufruem dos mesmos direitos e oportunidades. Nesse sentido, #MulheresdoAmanhã abordará uma diversidade de temas necessários para garantir um futuro melhor para as mulheres a benefício de todos e todas.

Pesquisas mostram que, no ritmo atual, o mundo levará cerca de 80 anos para alcançar a igualdade de gênero. Até lá, as mulheres não terão a oportunidade de usufruir dos seus direitos humanos. No cenário atual, as mulheres são vítimas de violência de gênero, de injustiças, de preconceito e discriminação. Sem a igualdade de gênero, as mulheres são desprivilegiadas e não têm as mesmas oportunidades que os homens simplesmente por serem mulheres.

O assunto é urgente: os obstáculos e as soluções para o empoderamento das mulheres para que todas as pessoas, independentemente do gênero, raça, etnia ou classe social, usufruam plenamente de seus direitos humanos.

Assim, as Mulheres do Amanhã são as mulheres que conhecem e desfrutam de seus direitos, têm a liberdade de fazer as suas próprias escolhas, saem na rua sem medo e têm uma ampla gama de oportunidades.

*Confira a lista de autoridades e palestrantes:

Discursos:

Nadine Gasman, Representante da ONU Mulheres
Ricardo Piquet, Diretor-Presidente do Museu do Amanhã
Regina Lima, Diretora Jurídica do Twitter na América latina
Vanessa Machado, Diretora de Identidade Organizacional do Grupo Boticário

Palestras:

Djamila Ribeiro, Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo
Carla Alzamora, Patrícia Moura e Daniel Kiesel, Heads
Tatiane Leal, UFRJ
Monique Evelle, Desabafo Social
Ivo Herzog, Instituto Vladimir Herzog
Kamila Brito, Barco Hacker
Helen Ramos (HelMother), YouTuber
Adriana Behar, Comitê Olímpico Brasíleiro
Mônica Sousa, Maurício de Sousa Produções

Mesa redonda “Precisamos falar com os homens?”

Moderação: Amanda Lemos
Nadine Gasman, Representante da ONU Mulheres no Brasil
Nátaly Neri, YouTuber e ativista
Rolf de Souza, Antropólogo
Marcos Nascimento, Pesquisador

Apresentações:

Adriana Rolin – Ei, Mulher (Poesia Falada)
Bloco das Mulheres Rodadas
Hananza (Apresentação musical)

ONU Mulheres e parceiros promovem, nesta 6ª feira (28), evento sobre igualdade de gênero e empoderamento das mulheres, no Museu do Amanhã/

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas