Seminário propõe pauta de interesse das mulheres ao Congresso Nacional em 2017 – Brasília/DF, 14 a 15/12/2016

12 de dezembro, 2016

O combate à violência e a elaboração de uma proposta de agenda de interesse das mulheres ao Congresso Nacional estarão em debate no seminário Mulheres no Poder: Diálogos sobre Empoderamento Político, Econômico e Social e Enfrentamento à Violência, que será realizado nos dias 14 a 15 de dezembro em Brasília. Organizado pela Procuradoria Especial da Mulher do Senado Federal, em parceria com o Observatório da Mulher contra a Violência do Senado Federal, o Banco Mundial e a ONU Mulheres, o encontro reunirá legisladoras, legisladores, representantes dos setores público e privado, entidades do movimento organizado de mulheres e organismos internacionais.

De acordo com a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), procuradora especial da mulher do Senado, a intenção da bancada feminina é divulgar iniciativas legislativas em análise no Congresso e colher propostas dos movimentos organizados de mulheres para fortalecer a ação da bancada. “Queremos encerrar 2016 com sugestões ao Parlamento brasileiro de compromisso pela manutenção e aumento dos direitos das mulheres em 2017”, explica a procuradora.

“Precisamos fazer avançar a agenda de direitos das mulheres brasileiras, na sua diversidade, garantindo o aumento da participação política delas nas tomadas de decisão, enfrentar as desigualdades de gênero e raça que se acentuam nas crises econômicas e incentivar mais compromisso das autoridades e instituições com as políticas para as mulheres e orçamento para as políticas públicas”, afirma Nadine Gasman, representante da ONU Mulheres Brasil.

Segundo Martin Raiser, diretor do Banco Mundial no Brasil, “a legislação brasileira em defesa dos direitos das mulheres e da igualdade entre os gêneros está entre as mais avançadas do mundo, mas muito ainda precisa ser feito para fazer valer a lei,  a começar por uma maior participação de mulheres nos parlamentos, onde as brasileiras ainda possuem baixa representação quando comparadas a outros países da América Latina”. Para Raiser, “a igualdade de gênero, enquanto direito humano e política de desenvolvimento sustentável, é compromisso do Banco Mundial, que tem apoiado a Procuradoria Especial da Mulher do Senado Federal e da Câmara dos Deputados em seus esforços para promover uma legislação que leve em conta as questões de gênero e o seu monitoramento”.

O encontro será dividido em quatro painéis temáticos onde serão discutidos indicadores de violência contra a mulher, por meio de experiências nacionais e internacionais de Observatórios de Monitoramento da  Violência de Gênero; a presença das mulheres no universo político; o empoderamento feminino no setor privado;  e a pauta de reivindicações do movimento organizado de mulheres e entidades do terceiro setor.

Uma palestra sobre orçamentos sensíveis a gênero, na qual serão conhecidas iniciativas referentes à dotação eficiente de recursos públicos e transparência na prestação de contas em favor da equidade gênero, encerrará o evento.

Todas as mesas contarão com a presença de parlamentares, mediadoras(es) e  relatoras(es), que deverão sistematizar a discussão de cada painel e produzir o documento final, a ser apresentado às lideranças do Congresso Nacional em favor da promoção do empoderamento feminino em todos os setores da sociedade.

Na oportunidade, entidades e órgãos promotores, autoridades e lideranças darão boas-vindas às delegações. A abertura do evento também será palco para o lançamento de quatro livros de mulheres estudiosas do tema de igualdade de gênero e empoderamento feminino.

Após o ato, ocorrerá a premiação do concurso de vídeos por celular “Um minuto contra a violência”, promovido pela Comissão Permanente Mista da Combate à Violência contra a Mulher. A cerimônia será encerrada com uma apresentação cultural para celebração e congraçamento entre participantes.

Os trabalhos dos painéis ocorrerão nos dias 14 e 15 de dezembro no Auditório Petrônio Portella do Senado Federal, nos períodos da manhã e da tarde.

A programação completa pode ser acessada na página do Seminário: www.seminariomulheresnopoder.com.br

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas