SOF participa de Simpósio sobre feminismo, ciência e tecnologia na UNICAMP – Campinas/SP, 3 e 4/08/2015

568
0
Compartilhar:
image_pdfPDF

Nos dias de hoje e amanhã, 3 e 4 de agosto, acontece em Limeira  Simpósio Latino-americano de Estudos Feministas em Ciência e Tecnologia. O simpósio, organizado por pesquisadoras da UNICAMP do Departamento de Política Científica e Tecnológica (DPCT), teve origem no Simpósio Temático sobre Tecnologia Social de 2014, quando o grupo percebeu a necessidade de inserir a crítica feminista em seus debates. Segundo Márcia Tait e Bruna Vasconcellos, organizadoras do evento, o objetivo é “dar maior visibilidade ao campo e ampliar as possibilidades de diálogo com os debates sobre Ciência, Tecnologia e Sociedade, privilegiando o engajamento, aspectos políticos e perspectivas de superação do capitalismo-patriarcado”.

Estarão presentes no Simpósio temas como a medicalização do corpo feminino, a presença das mulheres na tecnologia e na universidade e o debate sobre o meio ambiente. Este último, com a mesa intitulada “Gênero, meio ambiente e soberania alimentar”, terá a presença de Miriam Nobre, da SOF, com a Márcia Tait, do DPCT, e a Catiane Cinelli, do Movimento de Mulheres Camponesas (MMC). Desta maneira, o Simpósio pretende reunir o debate teórico já existente no campo dos Estudos Feministas em Ciência e Tecnologia e, ao mesmo tempo, pautar temas da área das políticas de inovação e das políticas científicas e tecnológicas, que são recentes na articulação com o feminismo.

A inscrição para o Simpósio é gratuita e pode ser realizada online, através do site https://simposioestudosfeministasct.wordpress.com. Também é possível acompanhar os debates pela transmissão online, no endereço http://socializandosaberes.net.br/

A mesa com a participação de Miriam Nobre acontecerá dia 4 de agosto, das 14h às 16h30.

sof-unicamp

Compartilhar: