Submissão de artigos para a 2ª Conferência Internacional de Psicologia LGBT e campos relacionados – até 15/11/2015

04 de novembro, 2015

A 2ª Conferência Internacional de Psicologia LGBT e campos relacionados: Enfrentar o impacto da discriminação contra pessoas LGBT em todo o mundo será realizada na Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ, entre os dias 8, 9, 10 e 11 de março de 2016.

Os movimentos em torno da articulação dos saberes psi face às demandas LGBT e de outras minorias sexuais e de gênero durante a primeira edição da International Conference of LGBT Psychology and Related Fields, ocorrida em 2013, na cidade de Lisboa, nos fazem acreditar que a sua realização no Brasil será uma importante oportunidade para ampliar as redes de colaboração em diferentes áreas de pesquisa sobre diversidade sexual e de gênero.

O principal objetivo da segunda edição da Conferência é ampliar as redes de investigação e conhecimento sobre o impacto social, cultural e político da homo/lesbo/transfobia e da heteronormatividade nos modos de vida e processos de subjetivação contemporâneos. Nessa direção, a Conferência promoverá amplas discussões para o desenvolvimento de estratégias para o enfrentamento à discriminação e à restrição de direitos, preocupada em compreender-intervir diante dos diferentes fatores socioculturais que interagem para criar situações de risco e violação de direitos das minorias sexuais e de gênero. Outro objetivo da Conferência é continuar a afirmar a Psicologia como um campo de saberes-práticas viáveis e legítimas do ponto de vista acadêmico e científico, bem como seu compromisso com o desenvolvimento de diretrizes e políticas públicas compreensivas das demandas LGBT e de outras minorias sexuais e de gênero.

Atentas(os) a estes desafios e às lutas históricas da(s) Psicologia(s) em contextos Latino-Americanos e, particularmente, no contexto brasileiro, sede do evento, a Conferência convoca ainda a realização do I Fórum Latino-Americano sobre Práticas Psicológicas, Gênero e Sexualidade e do I Encontro Nacional de Práticas em Psicologia e Diversidade Sexual e de Gênero. Compreendemos que a articulação destes espaços potencializará movimentos na(s) Psicologia(s) diante de processos sociais e práticas culturais que clamam pelo fortalecimento da democracia, convocando a efetiva participação de profissionais psi e da produção de conhecimento nas suas áreas de atuação.

Neste momento, convocamos profissionais e pesquisadoras/res doutoras/res à submissão de propostas de Simpósios Temáticos. Último dia para a submissão: 15 de novembro de 2015.

Maiores informações sobre a submissão e inscrições podem ser obtidas diretamente no site da Conferência ou pelo endereço eletrônico:

www.lgbtpsychology2016.pt.vu / [email protected]

Sejam bem vindxs!

Anna Paula Uziel (UERJ), Fernando Pocahy (UERJ),
Marcos Nascimento (Fiocruz) Henrique Pereira (UBI) e
Pedro Alexandre Costa (ISPA-IU)

Comissão Organizadora

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas