Tim Berners-Lee, Manuel Castells e Gilberto Gil na #ArenaNETmundial – SP, 22 a 24/04/2014

1154
0
Compartilhar:
image_pdfPDF

(Participa.br, 10/04/2014) Nos dias 22, 23 e 24 de abril acontece no Centro Cultural São Paulo a #ArenaNetMundial, que trará uma série de atividades para discutir os rumos da Internet no Brasil e no mundo, a democracia na era digital e a sociedade em rede. Entre os debatedores confirmados estão grandes nomes como Tim Berners-Lee (físico e cientista da comunicação britânico, criador do WWW – world web wide), Manuel Castells (sociólogo espanhol, um dos principais acadêmicos do mundo na área da comunicação e autor do livro “Redes de Indignação e Esperança”, que falará desde a Califórnia por webconferência) e Gilberto Gil (músico, ex-Ministro da Cultura e um dos pioneiros no debate sobre cultura digital e democracia 2.0).

Além dessas personalidades, a #ArenaNETmundial ParticipaBR trará outros grandes pensadores, ativistas, gestores públicos e comunicadores de diversos países. Também já estão confirmados nomes como Frank La Rue (relator especial da ONU para o direito à liberdade de expressão e opinião e advogado de direitos humanos), Laura Citlali Murillo (integrante do #soy132 do México) e Javier Toret (integrante do movimento 15M na Espanha e investigador da Universitat Oberta de Catalunya).

Alguns nomes nacionais também já estão confirmados para a #ArenaNETmundial. Entre eles, estão Demi Getschko (um dos criadores do Comitê Gestor da Internet no Brasil e considerado um dos “pais” da Internet no país), Sérgio Amadeu (sociólogo, professor e pesquisador, ligado ao CGI.br e de forte atuação como ativista da liberdade na rede) e Beá Tibiriçá (diretora-geral do Coletivo Digital, integrante do projeto Telecentros.BR e engajada em projetos de internet cidadã e inclusão digital).

Você pode conferir mais informações sobre cada um dos debatedores aqui. Mais nomes serão confirmados em breve, então fique atento à comunidade no ParticipaBR e aos perfis no Facebook e Twitter para atualizações.

Os diálogos da #ArenaNetMundial vão discutir questões ligadas a Governança da Internet, democracia na sociedade em rede, Direitos Humanos na Internet, privacidade x espionagem, direitos autorais e novos movimentos na era da Internet, entre outras. Cada uma das oito mesas terá debatedores presenciais, um debatedor via webconferência e um mediador.

Além dos debates, a programação do evento – que é gratuita e aberta ao público em geral – inclui shows musicais, oficinas para uso de tecnologias livres e um Hub linkado diretamente com a Conferência NETmundial, que acontece também em São Paulo, nos dias 23 e 24 de abril. Os shows e diálogos da #ArenaNetMundial serão transmitidos em tempo real pela internet, com cobertura colaborativa via redes sociais e espaço para ampla participação de internautas.

O evento é realizado pela Secretaria-Geral da Presidência da República em parceria com a Prefeitura de São Paulo e o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br).

Texto: Adriana Martorano e Igor Natusch

Acesse o site de origem: Tim Berners-Lee, Manuel Castells e Gilberto Gil na #ArenaNETmundial

 

 

Compartilhar: