Dilma e diretora da ONU discutem fomento à agenda de igualdade de gênero no mundo

19 de novembro, 2015

(Rede Brasil Atual, 19/11/2015) Brasil vai presidir 60ª sessão das Nações Unidas sobre a Situação das Mulheres, em março, nos Estados Unidos

A subsecretária-geral da ONU, Phumzile Mlambo-Ngucka, reuniu-se ontem (18) com a presidenta Dilma Rousseff. Elas discutiram a participação do Brasil na 60ª sessão das Nações Unidas sobre a Situação das Mulheres, que ocorrerá em março de 2016, nos Estados Unidos. O Brasil vai presidir o evento.

Segundo a representante da ONU, o objetivo do encontro entre países sobre o tema é fomentar a agenda da igualdade de gênero no mundo. “A partir dessa posição, o país estará em condições de influenciar todos os países do mundo de modo a fomentar a agenda das mulheres, particularmente a Agenda de Desenvolvimento 2030 e o componente gênero ou mulheres.”

Para Phumzile, o Brasil tem mostrado protagonismo nas políticas de combate à violência contra a mulher. Na conversa com Dilma foram discutidas propostas para a atuação do novo Banco dos Brics, que deverá iniciar suas operações em 2016. “Discutimos como podemos obter apoio em relação a garantir que o Banco dos Brics considere as mulheres em suas práticas de concessão de crédito em suas operações.”

Dilma demonstrou seu apoio à iniciativa: “Tornar o mundo laranja pelo fim da violência contra as mulheres, que iluminou prédios públicos no mundo, começando pela capital brasileira.”

A iniciativa da ONU Mulheres se insere nos 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres. A cor laranja evoca a solidariedade às mulheres e meninas vítimas de violência e a energia necessária para que superem as situações violentas e recebam o apoio necessário em sua trajetória libertadora.

Acesse no site de origem: Dilma e diretora da ONU discutem fomento à agenda de igualdade de gênero no mundo (Rede Brasil Atual, 19/11/2015)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas