Desigualdades de gênero e raça nas eleições são temas do Pauta Feminina

870
0
Compartilhar:
image_pdfPDF

A Procuradoria da Mulher do Senado Federal e a Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados promovem a 36ª edição do projeto Pauta Feminina, para abordar o tema ‘Gênero Raça e Eleições Municipais’, nesta quinta-feira (17), às 10h.

(Agência Senado, 14/11/2016 – acesse no site de origem)

A atividade será realizada um mês após as eleições municipais, nas quais a participação das mulheres caiu no âmbito das prefeituras e pouco subiu (0,18%) nas câmaras de vereadores. No quesito raça, 58% dos eleitos, tanto para chefiar o Executivo municipal quanto para compor as casas legislativas, foram pessoas brancas.

O debate nesta quinta será mediado pela senadora Regina Sousa (PT-PI) e contará com a participação de Luciana Lóssio, ministra do Tribunal Superior Eleitoral, Flávia Biroli, professora do Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília e integrante do Grupo de Pesquisa sobre Democracia e Desigualdades (Demodê-UnB), Olgamir Amancia, também professora da UnB, e membro da União Brasileira de Mulheres (UBM) e do  Conselho Superior do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Brasília (IFB), e de Nadine Gasman, representante do Escritório da ONU Mulheres no Brasil.

Cada palestrante abordará aspectos da representação feminina na política, dificuldades para candidatura e eleição das mulheres, e ainda a baixa presença de mulheres negras nas cadeiras legislativas do país.

Com o objetivo de facultar a interação com o público, por meio de perguntas aos expositores, o programa Pauta Feminina é transmitido on-line, pelo portal e-Cidadania.

Cada edição também é gravada pela Rádio Senado e transformada no programa radiofônico Pautas Femininas, disponibilizado na página da Procuradoria da Mulher no Senado.

Compartilhar: