Direitos Humanos, Saúde e HIV – Unaids, 2007

25 de agosto, 2009

Direitos Humanos, Saúde e HIV, lançado pela Unaids em 2007, é um guia de ações estratégicas para prevenir e combater a discriminação por orientação sexual e identidade de gênero.

Na avaliação da Unaids, nestes 25 anos desde o aparecimento dos primeiros casos de Aids, a “epidemia e a resposta dada a ela mostraram uma relação direta entre a proteção da saúde e a proteção dos direitos humanos”.

Desde o início da epidemia até hoje, o HIV tem atingido pessoas e grupos cujas práticas e identidades sexuais sempre foram discriminadas e perseguidas, como os gays e outros homens que fazem sexo com homens, pessoas bissexuais e trans (travestis, transexuais, transgênero, intersex) e lésbicas.

Já está provado que as dificuldades relacionadas à prevenção e ao tratamento e apoio aos infectados somente podem ser superadas quando se reconhecem a dignidade e a diversidade de todas as pessoas. Já a discriminação afasta as pessoas do sistema de saúde e desestimula a adoção de comportamentos de prevenção e cuidados, pessoais e com os outros.

Conheça a publicação na íntegra.

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas