Ética profissional e ética cristã são temas de nova publicação de Católicas pelo Direito de Decidir

21 de agosto, 2025 Agência Patrícia Galvão Por Católicas pelo Direito de Decidir 

Voltada a profissionais da área da saúde, cartilha será disponibilizada para download gratuito

Entre os meses de agosto e setembro será lançada a cartilha Ética Profissional e Ética Cristã: conversando a gente se entende, realizada pela ONG feminista Católicas pelo Direito de Decidir (CDD). O material propõe reflexões sobre ética e moral no atendimento a casos de aborto e abortamento no sistema de saúde, reconhecendo os desafios enfrentados por equipes multiprofissionais. 

A publicação aborda o aborto como questão de saúde pública, com dimensões sociais, raciais, de gênero e religiosas, e convida a pensar sobre as tensões que, em determinadas situações, surgem nos serviços de saúde entre convicções morais pessoais e as responsabilidades próprias da ética profissional. 

Produzida por Católicas pelo Direito de Decidir, a cartilha reforça a importância da laicidade do Estado e do acesso universal às políticas de saúde reprodutiva que marcam os parâmetros do exercício profissional. O material também oferece conteúdos teóricos, exercícios de sensibilização e boas práticas, buscando uma abordagem mais humana e sensível na perspectiva de garantir direitos humanos. 

“O material pode ser um instrumento importante para conscientizar os profissionais de saúde sobre a necessidade de refletir sobre os possíveis conflitos éticos de cunho religioso que envolvem a questão do aborto, sempre prezando por um diálogo aberto em torno desse tema”, afirma a teóloga Priscila Kikuchi, integrante de CDD e uma das realizadoras da cartilha. 

O lançamento virtual da cartilha será realizado no dia 6 de setembro (sábado), às 16h, com transmissão ao vivo pelo YouTube. A partir desse momento, o material estará disponível para download gratuito no site www.catolicas.org.br. Também será possível acessar o material por meio do link na bio do Instagram: www.instagram.com/ascatolicas 

A cartilha também será distribuída gratuitamente em uma agenda de eventos entre os meses de agosto e setembro. A primeira atividade acontece no dia 21 de agosto, às 18h30, durante o 6º Colóquio sobre Aborto Legal, no espaço Olho Mágico (Av. Cauduro, nº 35 – Bom Fim, Porto Alegre/RS). Já no dia 26 de setembro, às 9h, a publicação será distribuída no V Encontro Nacional de Pesquisa e Ativismo sobre Aborto (ENPAA), realizado na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte/MG. 

Sobre Católicas pelo Direito de Decidir 

Católicas pelo Direito de Decidir (CDD) é uma organização social brasileira fundada no Dia Internacional da Mulher de 1993. O grupo é composto por católicas feministas que, há mais de 30 anos, lutam pelos direitos sexuais e direitos reprodutivos das meninas, mulheres e pessoas que gestam no Brasil, sempre apoiadas na prática da teologia feminista para promover mudanças sociais, sobretudo nos padrões culturais e religiosos.  

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas