Gestantes com HIV fazem curso no HDT

29 de maio, 2014

(O Hoje/GO, 29/05/2014) O Hospital de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT/IIAA) promove hoje a primeira edição do Curso pura Gestantes Portadoras do Vírus HIV/aids de 2014. Realizado semestralmente há 11 anos, o evento e uma das ações do Programa Prevenir para a Vida. desenvolvida no hospital para orientar as gestantes soropositivos. O objetivo maior e evitar a transmissão vertical do HIV. situação em que a criança é infectada pelo vírus da aids durante a gestação, parto ou por meio da amamentação. Ao todo, 191 gestantes foram atendidas em 20 cursos já realizados.

Uma situação preocupante vivida pela mulher com HIV/aids é u gestação devido à possibilidade de infecção ao bebé. A possibilidade de Transmissão Materno-Fetal (TMF) do vírus é maior quando não silo realizadas intervenções de prevenção. De acordo com dados publicados em 200″ pelo Protocolo para a prevenção de transmissão vertical de HIV e sífilis, do Ministério da Saúde, cerca de 35% dessa transmissão ocorre durante a gestação, 65% ocorre no peri-parto e há uni risco acrescido de transmissão através da amamentação entre 7% e 22% por exposição ao aleitamento materno. A equipe do Setor de Adesão acompanha a mulher durante a gestação, após o parto e também a criança até os 18 meses de vida.

No curso, uma equipe multidisciplinar ministrara às gestantes todos os cuidados que devem ser dispensados ao recém-nascido.

Planejamento familiar, profilaxia da transmissão vertical e alimentação serão alguns dos temas abordados.

O trabalho conjunto tem contribuído paru a redução destes quadros. Goiás tem sido referência no controle do HIV/aids no pais com a diminuição de casos. (Ascom)

Acesse o PDF: Gestantes com HIV fazem curso no HDT

 

 

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas