(UOL, 04/11/2015) O vídeo “Meu Corpo, Minhas Regras” é uma resposta às agressões que a página do filme “Olmo e a Gaivota” recebeu após a participação da cineasta brasileira Petra Costa, responsável pelo longa-metragem, no Festival do Rio, que aconteceu de 1º a 14 de outubro. De acordo com o Facebook da produção, “comentários como ‘vadia, se não quer ter filho, feche as pernas'” inundaram a página oficial da obra.
“Olmo e a Gaivota” brinca com a fronteira entre documentário e ficção ao contar a história de uma atriz de teatro que se prepara para atuar em uma peça. Quando o espetáculo começa a tomar forma, ela descobre que está grávida. A princípio, a artista pensa que pode dar conta de tudo até que um problema inesperado ameaça sua gestação e leva sua vida a um impasse.
Meu Corpo, Minhas Regras#AgoraÉQueSãoElas: ninguém vai mais calar as questões do feminino.#EveryDaySexism Women’s issues will no longer be silenced.
Posted by Olmo e a Gaivota on Terça, 3 de novembro de 2015
O vídeo, que tem pouco mais de dois minutos, traz os atores Alexandre Borges, Julia Lemmertz, Bruna Linzmeyer e Nanda Costa, entre outros, falando sobre gravidez e aborto. Eles aparecem com uma peruca azul em referência à protagonista de “Olmo e a Gaivota”, Olívia.
O filme conquistou o prêmio de melhor longa-metragem de documentário. Em seu discurso de agradecimento, Petra dedicou a premiação às mulheres e disse que nenhuma deve ser vítima do machismo, assim como precisam ter soberania sobre o próprio corpo.
Acesse no site de origem: Julia Lemmertz e outros famosos falam sobre gravidez e aborto em vídeo (UOL, 04/11/2015)