29/11/2013 – Nota da ministra Eleonora sobre o Dia Mundial de Luta contra a Aids

29 de novembro, 2013

(Portal SPM) O Dia Mundial de Luta contra a Aids, 1º de dezembro, foi internacionalmente instituído para unir forças em torno do combate ao preconceito sobre a doença, alerta para a prevenção do vírus HIV e divulgação dos direitos das pessoas que vivem com HIV/Aids.
 
No Brasil, ainda há mais casos da Aids entre os homens do que entre as mulheres, mas essa diferença vem diminuindo ao longo dos anos. Esse aumento proporcional do número de casos de Aids entre mulheres pode ser observado pela razão de sexos (número de portadores de HIV dividido pelo de portadoras). Em 1989, a razão de sexos era de cerca de 6 casos de Aids no sexo masculino para cada 1 caso no sexo feminino. Em 2011, chegou a 1,7 caso em homens para cada mulher.
 
Em números absolutos, é possível verificar a redução de casos de aids em crianças menores de cinco anos: passou de 846 casos, em 2001, para 745, em 2011. O resultado confirma a eficácia da política de redução da transmissão vertical do HIV (da mãe para o bebê). Quando todas as medidas preventivas são adotadas, a chance de transmissão vertical cai para menos de 1%. A cobertura de testagem anti-HIV em gestantes (2010/2011) é de 84%. A meta do governo é oferecer o teste para 100% das gestantes até 2015.
 
O governo federal, por meio do Ministério da Saúde, com a política de referência mundialmente reconhecida, tem investido na qualidade de vida das mulheres soropositivas e portadoras do HIV, aumentando o acesso a serviços e capacitando profissionais de saúde sobre as relações de gênero, principalmente investindo em ações, programas e campanhas de prevenção, e distribuição intensiva de camisinhas masculinas e femininas. Neste Dia Mundial de Luta contra a Aids, a SPM reforça o seu compromisso com a cidadania, o respeito e a dignidade das pessoas, em especial das mulheres, que vivem com o HIV/Aids.
 
Eleonora Menicucci
Ministra de Estado Chefe da Secretaria de Poolíticas para as Mulheres
Presidência da República

Acesse o PDF: Nota da ministra Eleonora sobre o Dia Mundial de Luta contra a Aids (Portal SPM – 29/11/2013)  

 

 

 

 

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas