10/01/2014 – Torcida de time espanhol leva faixa pró-legalização do aborto para estádio na Espanha

10 de janeiro, 2014

(Revista Fórum) Rayo Vallecano é caracterizado pelos torcedores ativistas, com grande adesão feminina

Nesta quinta-feira (9), os Bukaneros, torcida organizada do time espanhol Rayo Vallecano, abordaram uma questão importante durante um jogo contra o Villarreal, em disputa válida pelo campeonato da primeira divisão do país. Os torcedores levantaram uma faixa que protestava contra um anteprojeto de lei antiaborto proposto pelo ministro da Justiça Ruiz Gallardón no fim de dezembro. “Nossa vagina, nossa decisão”, estava escrito em espanhol.

Na Espanha, o aborto é legalizado desde 1985, mas a proposta de Gallardón quer retirar o poder de decisão da mulher quanto à gravidez, que pode ser interrompida até a 14ª semana. O aborto só poderia ser realizado caso a gestação oferecesse riscos de saúde permanentes à mulher ou se fosse consequência de estupro.

A torcida do Rayo Vallecano é conhecida por seus integrantes ativistas e pela grande adesão feminina. Não raro eles usam sua voz para chamar a atenção para causas sociais, fazendo críticas políticas. Em 2012, a equipe se tornou foco das discussões da Espanha por sabotar o fornecimento de energia em um jogo contra o Real Madrid. O ato foi uma tentativa de mudar os horários do Campeonato Espanhol.

Acesse o PDF: Torcida de time espanhol leva faixa pró-legalização do aborto para estádio (Revista Fórum, 10/01/2014)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas