10/08/2010 – CNBB convida candidatos para debate sobre o aborto (Folha)

10 de agosto, 2010

(Folha de S.Paulo) A CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) está organizando um debate em que cobrará dos presidenciáveis posições claras sobre temas-tabu da campanha eleitoral, como aborto, reforma agrária e taxação de grandes fortunas. 

Segundo a reportagem da Folha, a Igreja Católica quer que os candidatos definam suas posições sobre temas da “agenda religiosa”. Marina Silva (PV) e Plínio Arruda Sampaio (PSOL) já disseram que vão participar; Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB) alegam que a presença no evento depende de suas agendas.

O debate será transmitido na rede nacional de TVs católicas. Na ocasião, a entidade pretende entregar aos candidatos dois documentos – “Eleições 2010, o chão e o horizonte” e “Por uma reforma do Estado com participação democrática” – que sintetizam as propostas da Igreja Católica para o combate à desigualdade social e a ampliação de instrumentos da “democracia direta”, como plebiscitos e leis de iniciativa popular.

O encontro está previsto para ocorrer entre 13 e 26 de setembro na Universidade Católica de Brasília.

Desde o início da campanha, os presidenciáveis têm evitado emitir opiniões precisas sobre esses temas. “Vamos cobrar que eles sejam mais específicos em suas proposições e detalhem o que estão pretendendo”, diz Daniel Seidel, secretário-executivo da Comissão Brasileira de Justiça e Paz, da CNBB.

A despeito de manifestações como a do bispo de Guarulhos, d. Luiz Gonzaga Bergonzini, que pregou boicote a Dilma Rousseff, a entidade ficará neutra na campanha, diz o secretário-geral da CNBB, d. Dimas Lara Barbosa. “À CNBB não cabe nominar nenhum candidato ou partido nem vetar nomes. Isso cabe à Justiça e ao eleitor”, disse d. Dimas.

Acesse na íntegraCNBB convida candidatos para debate sobre o aborto (Folha de S.Paulo – 10/08/2010)

Leia a íntegra da reportagem: www.folha.com.br/po780370

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas