22/01/2013 – Linha direta sobre aborto opera clandestinamente no Chile

22 de janeiro, 2013

(Msn notícias) Todas as vezes que o telefone toca, Angela Erpel sente os nervos tremerem. Às vezes há uma adolescente assustada do outro lado da linha, às vezes uma mãe de três filhos desesperada. Também há gente com raiva, gente que manda mensagens de texto com fotos de fetos abortados.

Quando isso acontece, a socióloga de 38 anos, voluntária na Linha Direta do Aborto Seguro do Chile, começa o diálogo de sempre sobre o uso de misoprostol para induzir o aborto.

“Não damos conselhos morais ou de conduta; simplesmente passamos informações”, afirmou.

Desde que a linha direta começou, em 2009, voluntárias de todo o país começaram a se revezar, e a receber ligações tensas de mulheres em busca de informações sobre aborto, todas as noites das 19h às 23h. Até o momento, já receberam mais de 12.000 ligações e o número continua crescendo constantemente.

Em um país onde o aborto é ilegal, até mesmo em casos de estupro ou quando a mulher corre risco de morte, a linha direta é um empreendimento perigoso. As voluntárias correm o risco de serem presas caso a conversa vá muito além de um enredo aprovado por um advogado. A linha direta já foi processada três vezes, mas os três processos acabaram sendo retirados.

De acordo com a legislação, fazer um aborto pode levar a penas de 5 a 10 anos de prisão e qualquer pessoa que dê assistência ou execute o aborto pode enfrentar até 15 anos de detenção, de acordo com promotores. Contudo, menos de 500 casos foram processados nos últimos anos.

“Acredito que exista certa sensibilidade às condições sociais por trás desses abortos, tais como pobreza, estupro e gravidez na adolescência”, afirmou Paula Vial, advogada e defensora pública em Santiago.

 

Acesse em pdf: Linha direta do aborto opera clandestinamente no Chile (Msn notícias – 23/01/2013)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas