25/01/2014 – Casos de HIV/Aids vêm aumentando entre mulheres em Roraima

25 de janeiro, 2014

(Folha de Boa Vista) Dos dados divulgados pela Sesau, o número mais crescente está nos casos em mulheres, que aumentou 83,78%. Em 2012 foram 37 casos, e, em 2013, o número subiu para 68 casos. O total de homens portadores da doença também sofreu alteração, passando de 68 casos em 2012 para 105 no último ano, um aumento de 54,41%.

A técnica no Núcleo de Controle de e DST/HIV/Aids, Laura Gonçalves Ferreira, afirmou que dados demonstram a necessidade de aprofundar o trabalho de prevenção e promoção entre os gêneros, principalmente o feminino, que vem se equiparando ao masculino.

“É necessário fazer um trabalho contundente com este público, que muitas vezes, por estar em uma relação estável, acaba não se preocupando com a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, por isso é preciso realizar campanhas que se foquem nas mulheres e que as despertem sobre a necessidade de se prevenir”, declarou.

Em todo o Brasil, a faixa etária mais atingida pela doença é dos 20 aos 59 anos de idade. Em Roraima, o número nesta faixa etária também aumentou, passou de 96 para 151. As idades mais afetadas são entre 50 a 59 anos, que apresentaram 19 casos a mais que em 2012. “É preocupante o fato de que pessoas maduras estejam sendo descuidadas em relação a um tema tão sério como este”, alertou.

Na maioria dos casos, a transmissão da doença foi através de relações heterossexuais. São 81 casos para 15 casos em homossexuais. “Porém, existem alguns casos em que a pessoa não se reconhece como homossexual ou, na hora da notificação, tem dificuldade de colocar qual é realmente a sua orientação sexual. Portanto, este número pode apresentar alterações”, esclareceu.

RECURSOS – No final de 2013 foi revogada a Portaria 2313/2004, que trabalhava o repasse de verbas para o tratamento de HIV/Aids. Uma nova portaria, a de nº 2.682, foi publicada estabelecendo que os recursos financeiros serão repassados ao Estado, que deverá destiná-los aos municípios.

“Antes o Município de Boa Vista recebia diretamente do Ministério da Saúde o recurso, agora vem todo para o Estado. É preciso passar o recurso pela Comissão de Intergestores Biparte (CIB) para habilitar valor e condições para repassar este recurso”, afirmou.

Segundo ela, a intenção é que o Estado monitore efetivamente este recurso e que priorize os municípios com maior incidência da doença, como é o caso de Boa Vista, Mucajaí e Rorainópolis. O planejamento de 2014 tem como eixo central o monitoramento dos municípios para que cumpram as pactuações previstas e desenvolvam ações de prevenção da doença.

Acesse o PDF: Casos vêm aumentando entre mulheres (Folha de Boa Vista – 25/01/2014)    

 

 

 

 

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas