O Portal Imprensa informou que na noite do dia 29/03, o programa Big Brother Brasil exibiu um esclarecimento sobre as formas de transmissão do vírus HIV, em cumprimento da liminar concedida pela Justiça de São Paulo, que determinava que a TV Globo deveria pagar uma multa de R$ 1 milhão caso o comunicado não fosse ao ar até o fim da 10ª edição do programa, em 30/03.
O esclarecimento foi ao ar antes do final do primeiro bloco do programa. O apresentador do programa, Pedro Bial, explicou todas as formas de transmissão do vírus da Aids. A liminar foi concedida em resposta à ação do Ministério Público Federal (MPF) contra declaração do participante Marcelo Dourado, que afirmou que heterossexuais não se contaminam com o vírus HIV.
“Hetero não pega Aids, isso eu digo porque eu conversei com médicos e eles disseram isso. Um homem transmite para outro homem, mas uma mulher não passa para o homem”, declarou Marcelo Dourado em 02/02. Essa afirmação incorreta foi exibida no programa de 09/02. Na ocasião, o próprio apresentador do programa chegou a esclarecer que o público deveria consultar o site do Ministério da Saúde para obter informações corretas sobre a transmissão do vírus HIV.
A Justiça considerou que a emissora havia prestado um “desserviço” ao colocar no ar o comentário de Marcelo Dourado, o que motivou a ação.
Acesse a matéria na íntegra: Após polêmica, “BBB” exibe comunicado sobre formas de transmissão do vírus HIV (Portal Imprensa – 30/03/2010)
Saiba mais: