Ensaio fotográfico faz releitura de grandes mulheres da história

1419
0
Compartilhar:
image_pdfPDF

(Levante Popular da Juventude, 09/03/2016) 45 fotos, produzidas por jovens mulheres, e respectivas biografias relembram personalidades pouco conhecidas. Objetivo é divulgar a participação feminina na história

​A poucos dias do 8 de março, Dia Internacional de Luta das Mulheres, lançamos uma releitura fotográfica de personalidades femininas da história mundial. São elas escritoras, artistas, militantes de causas populares e principalmente defensoras de uma nova sociedade. “Mulheres Cabulosas da História” foi realizado por um grupo de mulheres do movimento Levante Popular da Juventude e nasceu da necessidade de dar visibilidade a mulheres apagadas das nossas memórias.

“Na escola, nos livros de história e na mídia não vemos as mulheres importantes e protagonistas na luta do povo sendo devidamente retratadas. Suas histórias são apagadas pelo patriarcado para que as pessoas não tomem conhecimento do potencial revolucionário das mulheres. Por isso este ensaio é importante, queremos propagandear a história dessas lutadoras para inspirar o povo na busca de uma sociedade livre de todas as opressões”, afirma Paula Silva, uma das organizadoras do projeto.

UMA FONTE DE INSPIRAÇÃO

Cada foto acompanha uma pequena biografia da personalidade fotografada. A intenção é fazer com que mais pessoas conheçam as batalhas e vitórias dessas mulheres. “O ensaio teve a intenção de resgatar os nomes das principais mulheres que contribuíram com transformações em seu tempo e fazer com que as mulheres de hoje se inspirem e sintam encorajadas a provocarem novas transformações na sociedade atual. O processo foi empoderador para todas nós!”, diz a fotógrafa Isis Medeiros.

No projeto fotográfico “Mulheres Cabulosas da História” retratamos 45 dessas personagens, o que nos mostrou que infelizmente ainda nos deparamos com um número reduzido de mulheres negras e indígenas conhecidas e reconhecidas. A maioria delas tiveram seus nomes ignorados ao longo da história, e isso nos atenta para a importância de discutirmos a questão das mulheres que sofrem não só o machismo, mas especialmente o racismo.

Ensaio “Mulheres Cabulosas da História”
Veja o projeto completo.
Conheça o Levante Popular da Juventude.
Acesse o link para download das fotos.

FICHA TÉCNICA
Fotógrafa: Isis Medeiros
Figurino: Alzira Calhau
Luz: Pedro Faria​

Compartilhar: