02/04/2011 – Programa Mulheres Mil vai beneficiar 100 mil mulheres até 2014

02 de abril, 2011

(Blog do Planalto) O programa Mulheres Mil se comprometeu a capacitar profissionalmente, até 2014, 100 mil mulheres de baixa renda em todas as regiões brasileiras. Criado em 2007 com o objetivo de propiciar a formação profissional e tecnológica de mil mulheres desfavorecidas das regiões Norte e Nordeste, o programa é gerido pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação, em parceria com órgãos e empresas nacionais e internacionais.

Erradicação da Miséria
Patrícia Barcelos, diretora de articulação e projetos especiais da Setec, destacou que o programa Mulheres Mil tem como base a educação, a cidadania e o desenvolvimento sustentável. O objetivo, de acordo com Barcelos, é contribuir para o alcance das “Metas do Milênio”, como a erradicação da pobreza extrema e da fome, a promoção da igualdade entre os sexos e autonomia da mulher e a garantia da sustentabilidade ambiental, promulgadas pela ONU em 2000 e aprovadas por 191 países.

Programa Mulheres Mil
Em parceria com universidades brasileiras e canadenses, o programa oferece cursos de geração de renda como Alimento da Inclusão Social, que ensina técnicas de conservação, congelamento e preparo de alimentos para a geração de renda própria; Vestindo a Cidadania, que capacita mulheres na área da moda e confecção; Cidadania pela Arte, que utiliza matérias primas das regiões para o artesanato como no caso de sementes e do capim dourado; entre outros.

A partir deste ano, o programa contará com um centro de referência nacional, a ser implantado no campus avançado de Taguatinga, do Instituto Federal de Brasília (DF), onde serão treinados os gestores que implementarão novas unidades a serem criadas pelo Brasil. Além disso, já estão em negociação parcerias para a ampliação do alcance do programa para países de língua portuguesa, como Moçambique.

Leia o post completo: Programa Mulheres Mil vai beneficiar 100 mil mulheres até 2014 (Blog do Planalto – 02/04/2011)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas