13/06/2012 – ‘A mulher é fundamental para o desenvolvimento sustentável’, diz Bachelet

13 de junho, 2012

(Veja.com) A chilena Michelle Bachelet, diretora-executiva da ONU Mulheres, pedirá aos líderes mundiais na Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável Rio+20 que acelerem seus compromissos com a igualdade de gênero.
‘Queremos que os países se comprometam a seguir apostando nas mulheres, porque a mulher é uma peça fundamental para o desenvolvimento sustentável’, disse Bachelet em entrevista à Agência Efe antes de partir nesta quarta-feira para Equador e o Brasil.
A ex-presidente do Chile levará para a cúpula da Rio+20, que será realizada entre os dias 20 e 22 de junho, uma mensagem clara de defesa da igualdade de gênero e da capacitação das mulheres.
‘A Rio+20 é uma grande oportunidade para seguir avançando e acelerar compromissos em todas as aéreas, mas sobretudo para que os governos se comprometam a financiar as políticas que aprovam’, acrescentou Bachelet.
A ex-governante quer que no documento redigido no final da cúpula fique claro que é necessário melhorar a vida das mulheres no plano social e econômico, para que desta maneira elas possam participar das mudanças que o planeta necessita.
‘Se conseguirmos avançar mais rapidamente em questões da igualdade de gênero, vamos avançar mais rapidamente no desenvolvimento sustentável’, ressaltou a diretora da ONU Mulheres, que explicou que ‘em muitos países há leis formidáveis que não são iniciadas devida à falta de recursos financeiros e humanos’.
‘Como é possível imaginar o desenvolvimento sustentável sem o potencial da mulher, que não foi utilizado nem apoiado de maneira eficiente até agora?’, perguntou.
Bachelet frisou que pedirá aos líderes mundiais que se comprometam a incentivar a igualdade de gênero ‘apesar da crise e das dificuldades econômicas’ de muitos países.
‘Temos que convocar todos os setores a acelerar o processo de capacitação da mulher’, ressaltou, ao mesmo tempo que reconheceu que ‘é evidente que quando há uma situação econômica e financeira complexa, a possibilidade de utilizar fundos fica limitada, mas a crise não vai durar para sempre’.
‘O importante é que os governos sigam se comprometendo para que todos os habitantes do mundo possam se desenvolver de uma maneira mais digna e decente’, indicou Bachelet. A ex-presidente frisou que apesar dos ‘numerosos avanços’ das últimas duas décadas, ainda há muito a ser feito.
A diretora de ONU Mulheres quer que a mulher se envolva em assuntos vitais para o desenvolvimento sustentável como o uso de energias renováveis e novas técnicas de pesca e agricultura, porque ‘primeiro de tudo isto facilitaria sua vida, e depois teria um impacto sobre o planeta’.
‘É importante que homens e mulheres avancemos da mesma maneira se queremos enfrentar os grandes desafios que o planeta tem pela frente’, insistiu Bachelet.
Sobre recomendações concretas para a América Latina, a ex-mandatária assinalou que a região necessita ‘as mesmas recomendações’ que o resto do mundo: ‘é necessário mais mulheres em cargos de comando’.
Bachelet reconheceu que a América Latina deve trabalhar ainda mais para acabar com a pobreza e que a miséria tem ‘cara de mulher e de criança’ no continente.
A líder assegurou que no Rio pedirá aos líderes da região que acabem com ‘as diferenças de salário e os empregos menos qualificados’ a que são submetidas as mulheres latino-americanas.
‘Se trabalhamos para que na América Latina a mulher deixe de ser vítima da violência, tenha acesso à saúde e à educação, e possa usar a energia renovável, as mulheres vão viver melhor e contribuir melhor ao desenvolvimento de seus países’, explicou.
Durante a cúpula de Rio+20, Bachelet se programou para realizar um encontro com as líderes de governo para impulsionar o papel da mulher em todos os setores.
Durante a Rio+20 será realizado também o fórum ‘O futuro que querem as mulheres’, organizado pela ONU.

Leia em PDF: ‘A mulher é fundamental para o desenvolvimento sustentável’, diz Bachelet (Veja.com – 13/06/2012)

Veja também:

16/06/2012 – Nós, mulheres, na Rio+20, por Marta Suplicy
‘Todas temos clareza da interdependência entre as questões de gênero e a rapidez no desenvolvimento sustentável. Nossa presidenta também, e tem feito tudo que “a caneta” permite nessa direção. Pela primeira vez teremos, no dia 21, a Cúpula das Mulheres Chefes de Estado e de Governo’, escreve a senadora em sua coluna semanal na Folha de S.Paulo

 

10/06/2012 – Mulheres serão destaque nos debates da Rio+20
As mulheres vão pleitear na Conferência, especialmente, o tratamento de temas relacionados a três eixos básicos. São eles: o combate à desigualdade de salários e de oportunidades e a violência contra a mulher; repensar a divisão sexual do trabalho, buscando melhores condições para a mulher; e incentivar o empoderamento feminino, especialmente a presença da mulher em posições de comando em todo o mundo

 

antoniopatriota130_marcellocasaljr
30/05/2012 – Equidade de gênero é indispensável para desenvolvimento sustentável, defende ministro
‘O documento final da Rio+20 em negociação inclui numerosas referências à questão de gênero. Várias dessas referências têm consenso entre os países. Outras questões são mais difíceis, como a transversalidade da questão de gênero e a exigência da eliminação de políticas discriminatórias que ainda existem em muitos países, em função de culturas diferentes’, disse o ministro de Relações Exteriores, Antonio Patriota, durante um debate sobre o papel das mulheres na implantação de um novo modelo de desenvolvimento e a participação desse segmento na Rio+20
manifmulherescupulapovos130
Manifestação das Mulheres na Cúpula dos Povos – RJ, 18/06/2012
As mulheres presentes na Cúpula dos Povos convocam uma manifestação com o objetivo de mostrar o posicionamento feminista de crítica global às falsas soluções propostas para a crise atual, representada pela ‘economia verde’
iiforummundialmidialivre
II Fórum Mundial de Mídia Livre – RJ, 16 e 17/06/2012
O II Fórum Mundial de Mídia Livre ocorrerá durante a Cúpula dos Povos (15 a 23/06), atividade paralela à Rio+20. Entre as atividades do Eixo 4 – Movimentos Sociais, destaca-se o Painel ‘Mulher, Mídia e Bens Comuns’. Veja a programação completa do Fórum
logo_mulheresmais130
Secretaria de Políticas para as Mulheres e a Rio+20 – junho/2012
A SPM preparou uma programação especial no âmbito das atividades da Rio+20 (Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável – Rio de Janeiro, de 13 a 22 de junho) com foco no debate sobre a Autonomia das Mulheres e Desenvolvimento Sustentável

Informativos
Uma visão feminista da Cúpula dos Povos #3
Feministas rumo à Cúpula dos Povos
Planeta Lilás – A Voz das Mulheres na Cúpula dos Povos

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas