14/05/2012 – Dilma anuncia pacote social para mães e filhos com foco no Norte e Nordeste; em destaque papel das creches

14 de maio, 2012

Chamado de Brasil Carinhoso, pacote de medidas prevê mudanças no Bolsa Família, construção de creches e ampliação de programas de saúde para crianças de 0 a 6 anos; as regras serão detalhadas hoje em cerimônia no Palácio do Planalto

“Não são apenas palavras de conforto que tenho para as mães mais pobres do nosso país. Quero anunciar hoje o lançamento do Brasil Carinhoso, que irá tirar da miséria absoluta todas as famílias brasileiras que tenham crianças de zero a seis anos de idade”, disse a presidenta Dilma Rousseff, em pronunciamento divulgado em rede nacional de rádio e televisão na noite de domingo, Dia das Mães.

Dilma afirmou que o governo vai garantir renda mínima de R$ 70 a famílias extremamente pobres que tenham pelo menos uma criança nessa faixa etária. [Leia também: ]

Intitulada Brasil Carinhoso, a iniciativa prevê o aumento do acesso de crianças muito pobres a creches e a ampliação da cobertura de saúde, por meio do lançamento de um programa de controle da anemia e de deficiência de vitamina A. A presidenta ainda prometeu incluir remédios gratuitos para asma no programa Aqui Tem Farmácia Popular.

Dilma destacou que “talvez essa seja a primeira vez que desta cadeira presidencial alguém faz um pronunciamento no nosso dia, o Dia das Mães”. “Fico muito feliz de poder anunciar o Brasil Carinhoso no Dia das Mães. É uma forma de reafirmar de maneira ainda mais contundente que nosso governo tem o maior conjunto de programas e de apoio à mulher e à criança da nossa história”, disse a presidenta.

“O Brasil Carinhoso será a mais importante ação de combate à pobreza absoluta na primeira infância já lançada no nosso país. O nome da ação já diz tudo: Brasil Carinhoso é o Brasil cuidadoso, que cuida bem do seu bem mais precioso, as nossas crianças, que tem carinho e amor por elas”, garantiu Dilma.

“A principal bandeira do meu governo é acabar com a miséria absoluta no País. Mas nem todos sabem que, historicamente, a faixa de idade onde o Brasil tem menos conseguido reduzir a pobreza é, infelizmente, a de crianças de 0 a 6 anos”, disse Dilma, destacando que o cenário é mais grave nas Regiões Norte e Nordeste.

Números apresentados por Dilma indicam que 78% das crianças brasileiras em situação de pobreza absoluta vivem nessas duas regiões. “O Brasil Carinhoso, mesmo sendo uma ação nacional, vai olhar com a máxima atenção para as crianças destas regiões mais pobres”, disse.

“Para um país, é uma realidade duplamente amargada, tendo gente ainda vivendo na miséria absoluta e esta pobreza se concentrar, com mais força, entre crianças e jovens”, disse. Apesar da gravidade do cenário, Dilma fez questão de frisar que a vida das crianças pobres “tem melhorado muito nos últimos anos”, destacando que o índice de mortalidade infantil caiu 47,5% no País e 58,6% no Nordeste.

Hoje Dilma participa, no Palácio do Planalto, do lançamento da Agenda de Atenção Básica à Primeira Infância e da assinatura de termos de compromisso para a construção de creches em parceria com os governos estaduais e municipais. A promessa de campanha da presidenta Dilma era inaugurar 6.427 unidades até 2014, mas até hoje só 411 creches foram feitas, segundo informa o Ministério da Educação.

Acesse as reportagens em pdf:
Dilma anuncia pacote para mães e filhos com foco no Norte e Nordeste (Folha de S.Paulo – 14/05/2012)
Dilma usa rede de TV para lançar ‘Brasil Carinhoso’ (O Estado de S. Paulo – 14/05/2012)
Dilma Rousseff anuncia programa para a primeira infância (Globo.com – 13/05/2012)

Leia na íntegra: Pronunciamento à nação da Presidenta da República, Dilma Rousseff, por ocasião do Dia das Mães

O Blog do Planalto informa:

– Brasil Carinhoso: Governo vai complementar renda das famílias em extrema pobreza com crianças de 0 a 6 anos; veja que diz a ministra Tereza Campello, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome
– Brasil Carinhoso inclui distribuição de remédios para asma e vitamina A em campanhas de vacinação: assista à fala do ministro da Saúde Alexandre Padilha
– Brasil Carinhoso: Municípios vão receber recursos para novas vagas nas creches; saiba mais assistindo assistindo o pronunciamento do ministro da Educação Aloizio Mercadante


Saiba mais:
11/05/2012 – Dilma destaca papel das creches na diminuição das desigualdades entre ricos e pobres

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas