Planeta Lilás – A Voz das Mulheres na Cúpula dos Povos

05 de junho, 2012

Este será o nome do programa feminista na Rádio Cúpula, que fará cobertura online da Cúpula dos Povos, direto do Aterro do Flamengo entre os dias 15 e 23 de junho. O stream estará disponível para rádios no mundo todo e a grade de programação está bem adiantada.  Construída coletivamente, com a ajuda de radialistas, jornalistas, emissoras comunitárias, livres, educativas, a Rádio Cúpula espera traduzir a participação de todos os movimentos,  de todas as línguas e sotaques. Textos, vídeos e áudios com as temáticas da Rio+20 serão recebidos pela rádio e esses materiais poderão ser apresentados em todo o mundo.
As feministas garantiram duas horas diárias na programação e agora fecham sua programação. Coordenadas por Denise Viola, da Rede de Mulheres em Comunicação e da AMARC Brasil, as ativistas têm se reunido via web para discutir a programação e a organização feminista para ocupar o espaço radiofônico da Cúpula.  Na quinta-feira, dia 31 de maio, aconteceu a última, visando desenhar uma proposta programática a ser enviada nesta semana. Segundo Denise, elas levaram em conta as sugestões enviadas por diversas mulheres, que defenderam em maioria um formato “rádio-revista”. Mulheres em Movimento e Agenda da Cúpula são quadros sugeridos para o formato.  “As participantes da reunião concordaram”, diz a radialista, “por se tratar de um formato mais abrangente, abarcando  músicas, entrevistas, reportagens, debates, notícias e as produções gravadas produzidas pelas mulheres que não estarão presentes no Rio de Janeiro durante a Cúpula dos Povos”.
Dentre os temas principais, estarão Soberania Alimentar, Direito à Justiça Social e Ambiental, Alternativas à Economia Verde, Lixo, Consumo e o papel das Catadoras de Materiais recicláveis, Água, entre outros. Além das Redes encabeçadas por Denise, tem construido o programa das mulheres outras articulações, como a Rede Mulher e Mídia, a Articulação de Mulheres Brasileiras, WIEGO – Mulheres e Emprego Informal. “Ficou decidido que iremos trabalhar com os grandes temas da Cúpula dos Povos Rumo à Rio +20 numa perspectiva feminista, contando para isso, inclusive, com o apoio de entidades que já vem fazendo isso”. Além de repórteres, produtoras, redatoras, apresentadoras, contaremos também com a colaboração de tradutoras, tendo em vista que é um evento mundial e estará sendo transmitido pela internet.
Destaque serão as atividades do Território das Mulheres, com mulheres da rádio fixadas no território para realizarem reportagens. “Embora a prioridade de produção nossa seja para o horário das mulheres”, conclui Denise, “nada impede que se faça entrevistas, produza reportagens, notas ou o que mais desejarem para ser usado nos outros horários da programação da Rádio Cúpula”. Uma lista será criada para as colaboradoras da Rádio Cúpula terem mais agilidade na organização, e também ficou decidido que desde já as comunicadoras vão começar a gravar entrevistas com o olhar local sobre os temas. Em que horário rolará essa programação ainda será definido pela coordenação da Rádio Cúpula, na montagem da grade com todas as propostas encaminhadas
A próxima reunião por skype será no dia 6 de junho, as 18h – horário de Brasília; quem quiser participar deve enviar o endereço no Skype para ser adicionada.

Saiba mais: http://cupuladospovos.org.br/category/radio-cupula-2/.

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas