25/02/2011 – Prefeito de Manaus diz que não pedirá desculpas à moradora de área de risco

25 de fevereiro, 2011

(eBand/G1/Folha de S.Paulo) A desempregada Laudenice Cantalista de Paiva, que foi ofendida pelo prefeito de Manaus, Amazonino Mendes (PTB), declarou em entrevista à Folha que “estava em estado de choque” e que pretende processar o prefeito por discriminação.

Moradora de uma área de risco e mãe de sete filhos e avó de um bebê, um dia antes do encontro com o prefeito Laudenice havia perdido tudo em um temporal que matou três vizinhos. Em um bate-boca, ela disse a Amazonino que não tinha como abandonar o local. Amazonino então retrucou: “Então, morra”.

Leia trechos da entrevista:

“E como a sra. chegou a Santa Marta, em Manaus?
Vim porque não tinha condição de comprar terreno em outro canto. Não é uma invasão, mas é área de risco. Paguei R$ 6.000. No domingo, durante a chuva, a água invadiu a casa. Perdi o fogão. Fiquei sem roupa para usar.

Como foi o encontro com o prefeito?
Pensei: “Vou correr para ele ajudar”. Estava em estado de choque. Eu disse: “Só o senhor para solucionar nosso problema”. Ele: “Quem manda invadir área de risco?”
Eu disse: “Não temos condições de morar onde o senhor mora. Por isso estamos aqui”. Ele perguntou: “De onde você é?”. Eu disse: “Do Pará”. E ele: “Tá explicado”.
Depois o pessoal da prefeitura saiu me empurrando.
Hoje me sinto muito humilhada [chora]. Passo na rua e o pessoal manga de mim.

E quando ele disse “morra”?
Para mim, a vida acabou naquele momento. Eu me senti um nada.”

Afirmando que fez as declarações em resposta à “loucura” e ao “comportamento desajustado” de Laudenice, o prefeito Amazonino Mendes disse que não pedirá desculpas: “Por que que eu tenho que pedir desculpas à moradora se eu fui lá salvar a vida dela? Eu a salvei e tirei as famílias da área de risco”.

Reportagem do Portal G1 informa que a líder do PSOL no Senado, Marinor Brito (PA), ingressou com uma representação, em nome do partido, na Procuradoria Geral da República (PGR) contra o prefeito Amazonino Mendes, por preconceito.

“Então, morra”

O prefeito de Manaus, Amazonino Mendes, discutiu com a doméstica Laudenice de Paiva, moradora da Comunidade Santa Marta, área de risco da cidade onde um barraco desabou nesse no final de semana deixando três mortos.

Laudenice disse ao prefeito que não poderia sair da área por não ter outra opção. Amazonino, então, respondeu: “se vai continuar aqui então morra, minha filha, morra”.

A moradora respondeu dizendo: “vamos morrer todos. O senhor não faz nada por nós”. O prefeito retrucou questionando a origem dela e quando a doméstica afirmou ser do Pará, ele encerrou discussão dizendo: “Então pronto, está explicado”.

Leia as matérias na íntegra: 
Prefeito diz que não pedirá desculpas por ofender mulher (Folha de S.Paulo – 25/02/2011) 
“Eu me senti um nada”, afirma mulher xingada por prefeito (Folha de S.Paulo – 24/02/2011)
PSOL protocola representação contra prefeito de Manaus por preconceito (Portal G1 – 24/02/2011)
Prefeito de Manaus disse que houve ‘mal-entendido’ durante discussão (Portal G1 – 22/02/2011)
Prefeito de Manaus diz a moradora de área de risco: ‘morra, minha filha’ (eBand – 22/02/2011)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas