23/05/2012 – ‘Rio+20 – Isso nos atinge!’: debate foca as mulheres dentro das discussões da conferência da ONU

23 de maio, 2012

(Adital) Frente às necessidades de desenvolver um sistema de trabalho mais digno e humano para as mulheres, representantes de instituições envolvidas nesse contexto social se reúnem, nesta quinta-feira (24), para a realização do debate sobre a Rio+20, justiça socioambiental e exploração do trabalho das mulheres. O encontro acontecerá a partir das 18h30 no bairro da Madalena, na capital pernambucana Recife. 

Com a intervenção global do evento Rio+20, a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, o debate pretende lançar uma abordagem em torno do tema “Rio+20 – Isso nos atinge!”, apontando os rumos do capitalismo, que tem se configurado a partir da ideia de uma “economia verde”, e como a atual crise interfere diretamente na vida dos cidadãos e principalmente das mulheres. 

“Essa situação nos atinge de acordo com as projeções desenvolvidas em curso no Brasil”, disse Carmen Silva, integrante da coordenação do SOS Corpo – Instituto Feminista para a Democracia, em referência ao histórico de dificuldades e explorações as quais as mulheres foram submetidas durante anos no decorrer do processo de desenvolvimento socioeconômico e cultural do país.

Ainda há uma sobrecarga em relação à imagem da mulher, segundo Carmen, sobretudo por sua representação social ao adquirir, ao mesmo tempo, várias funções dentro de seu espaço de vivências. “A crise ambiental atinge a todas as pessoas, mas em especial as mulheres que são responsabilizadas pela sociedade por sua proximidade com a natureza e por exercer atividades que estabelecem essa relação”, afirma.

O SOS Corpo, através do seu centro cultural feminista, é responsável por desenvolver ações de mobilização e levantará questões, no debate da próxima quinta-feira, sobre a participação do movimento feminista na Cúpula dos Povos: “Essa é uma forma das mulheres se colocarem na sociedade e um momento de defendermos o direito à vida e às propriedades de trabalho; de manter a preservação da cultura dos povos e o direito às condições de vida e do corpo”, afirma a representante do SOS Corpo.

Embora as mudanças que aconteceram no decorrer dos anos para que as mulheres conquistassem um espaço mais favorável dentro da sociedade, ainda é preocupante a situação de desigualdade que afeta uma parcela relevante de mulheres brasileiras. De acordo com os dados estatísticos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as mulheres estão inseridas no grupo social que tem o maior índice de trabalho informal no país:

Mesmo com maior escolaridade e com uma carga horária de trabalhosuperior à dos homens, as mulheres brasileiras têm menores rendimentos que eles e quase 70% das jovens de 16 a 24 anos trabalham na informalidade. Outro dado que chama a atenção é o número de idosas (mulheres com mais de 60 anos), cuja proporção atinge os 82,2% no trabalho informal. (Fonte: IBGE)

Sobre os resultados pretendidos, tanto com a realização do debate sobre a exploração do trabalho, quanto na participação da Cúpula dos Povos e das mobilizações sociais pela garantia de justiça para as mulheres, Carmen conclui que ainda há muita luta pela frente.

“Dado os resultados parciais, já tivemos retornos favoráveis; não esperamos resultados imediatos, mas temos a expectativa de conquistar nossos direitos através da intervenção das políticas públicas. A intenção é mudar o modo de pensar e mudar o modo de vida das pessoas e esperar que na Rio+20 os chefes de Estado mantenham o desenvolvimento das nações para promover uma consciência mais ampla”.

Sobre a Rio+20 e a Cúpula dos Povos

A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, será realizada de 13 a 22 de junho de 2012, na cidade do Rio de Janeiro. A Rio+20 é assim conhecida porque marca os vinte anos de realização da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio-92) e deverá contribuir para definir a agenda do desenvolvimento sustentável para as próximas décadas.

A Cúpula dos Povos na Rio+20 por Justiça Social e Ambiental é um evento organizado pela sociedade civil global que acontecerá entre os dias 15 e 23 de junho no Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro – paralelamente àConferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (UNCSD), a Rio+20.

SOS Corpo – Instituto Feminista para a Democracia

É uma organização da sociedade civil, autônoma, sem fins lucrativos, fundada em 1981, com sede na cidade do Recife – Pernambuco, na região Nordeste do Brasil. Propõe-se a contribuir para a democratização da sociedade brasileira por meio da promoção da igualdade de gênero com justiça socioambiental.
A ação do SOS CORPO tem como fundamento a ideia de que os movimentos de mulheres, como movimentos sociais organizados que lutam pela transformação social, são sujeitos políticos que provocam mudanças nas condições de vida das mulheres em geral. Para o SOS CORPO, a luta contra a pobreza, o racismo e a homofobia são dimensões fundamentais do feminismo da transformação social para o enfrentamento do sistema capitalista e patriarcal, produtor de desigualdades e sofrimento humano.
Maiores informações: http://www.soscorpo.org.br
Assessoria de imprensa: Mariana Moreira – (81) 9699.7996 – [email protected]

Acesse em pdf: ‘Rio+20 – Isso nos atinge!’: debate foca as mulheres dentro das discussões da conferência da ONU (Adital – 23/05/2012)

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas