22/06/2012 – Feminista critica topless em manifestação na Rio+20

22 de junho, 2012

(Fabio Brisolla, da Folha.com) O topless entrou para a história da Cúpula dos Povos, que chega ao fim nesta sexta-feira (22), no Aterro do Flamengo. E virou também alvo de críticas dentro dos próprios movimentos feministas.

Com os seios à mostra, algumas ativistas chamaram atenção na passeata em defesa das mulheres organizada na última segunda (18) pelas ruas do centro do Rio.

O gesto foi considerado desnecessário pela ONG Marcha das Mulheres, que ajudou a organizar a caminhada.

“O recurso da nudez é usado em manifestações pequenas para chamar atenção. Como a passeata das mulheres reuniu 10 mil pessoas, isso não era necessário”, avalia Tica Moreno, uma das coordenadoras da Marcha das Mulheres.

Ela ressalta, porém, que cada movimento feminista tem autonomia para fazer o que achar mais adequado.

“O problema principal é que a mídia tira o foco do conteúdo político para destacar apenas a questão estética”, pondera Tica.

Tudo começou com a vinda de nove integrantes do grupo Tambores de Safo, formado por lésbicas e bissexuais da cidade de Fortaleza, no Ceará.

Ativistas e percussionistas, elas costumam batucar, com os seios à mostra, em suas manifestações. E assim fizeram na passeata do Rio. Em um efeito dominó, o topless ganhou a adesão de outras participantes durante o protesto.

A repercussão, no entanto, assustou as feministas de Fortaleza.

“Na internet já estão dizendo que uma mulher do nosso grupo vai posar na Playboy. Isso é um absurdo. Representa justamente a exploração estética do corpo feminino, que nós condenamos”, critica Alessandra Guerra, 28, coordenadora do Tambores de Safo.

Ela diz que o topless foi inspirado em protestos semelhantes realizados por movimentos feministas da América Latina. E ressalta que suas colegas não se arrependeram de tirar parcialmente a roupa:

“Foi uma forma consciente da manifestação política.”

Na Europa, o movimento Femen promove protestos contra a prostituição recorrendo sempre ao topless. Formado por ativistas da Ucrânia, o grupo no momento realiza protestos no país de origem das fundadoras, atual sede da Eurocopa 2012.

A organização denuncia o aumento da prostituição em razão da presença de torcedores nos eventos esportivos. E já articula manifestações no Brasil, sede da Copa do Mundo de 2014.

Acesse em pdf: Feminista critica topless em manifestação na Rio+20 (Folha.com – 22/06/2012)

Leia também:
protestosnariomais20_pedrokyrillos_agglobo130

24/06/2012 – Um novo ativismo, com menos roupa e mais ironia
Uma nova versão de feminista ganha espaço no ativismo brasileiro. Em vez de gritos de ordem, elas defendem causas com os seios à mostra. ‘O estereótipo da feminista assexuada e impositiva está sendo desconstruído por mulheres bem-humoradas, que protestam com ironia e deboche’, avalia Margareth Rago, professora da Unicamp

marchadasvadiasriomais20_ap130

22/06/2012 – Mulheres promovem Marcha das Vadias para protestar contra visão machista do corpo da mulher
Vestindo saias curtas e longas, tops, camisetas e sutiãs, dezenas de mulheres fizeram hoje (22) uma reedição da Marcha das Vadias, na Cúpula dos Povos, no Aterro do Flamengo. O protesto é contra a abordagem da imprensa da Marcha das Mulheres, que ocorreu na última terça-feira (18), e foi classificada como sexista pelas feministas
amb_logo
21/06/2012 – ‘Nossos corpos nus nas ruas expressam os nossos sonhos de autonomia e liberdade’
‘No último dia 18, durante a manifestação pública das redes articuladas no Território Global das Mulheres da Cúpula dos Povos, no Rio de Janeiro, nós feministas das Tambores de Safo desnudamos nossos corpos para expressar politicamente nossa indignação e protesto diante dos resultados das negociações da Rio+20. Frente à repercussão de nosso ato queremos comunicar, juntamente com nossas companheiras integrantes da Articulação de Mulheres Brasileiras, os sentidos de nossa ação feminista’. Leia a íntegra do comunicado da AMB e das Tambores de Safo
rio20_criticas
21/06/2012 – Críticas, rejeição e frustração marcam reações ao documento final da Rio+20
‘Este não é o futuro que nós queremos. As crianças e os jovens estão fortemente frustrados com o documento’, disse a representante dos jovens, Karuna Rana, das Ilhas Maurício. ‘É uma vergonha que tenha sido preparado um texto tão tímido aqui’, desabafou a egípcia Hala Yousry, representante do Major Group (que representa a sociedade civil) das mulheres. O grupo das ONGs pediu que fosse retirada a menção à sociedade civil do texto, pois as ONGs ‘não endossam o documento final’

 

Nossas Pesquisas de Opinião

Nossas Pesquisas de opinião

Ver todas
Veja mais pesquisas